Responsive image

Dúvidas mais frequentes a respeito da pílula anticoncepcional

Pílula anticoncepcional

Um dos mais indicados métodos contraceptivos, além da camisinha, é a pílula anticoncepcional, que garanta quase 100% de efetividade quando se trata de evitar uma gravidez indesejada.

Mesmo há muito tempo utilizada, mulheres que pretendem iniciar seu uso às vezes têm dúvidas a seu respeito, como a forma correta de utilização, benefícios e males que elas podem causar. De todas as questões, sempre existem aquelas mais comuns, que podem ser respondidas facilmente, antes de sua decisão por tomar a pílula, seguida de uma consulta médica. Veja quais são elas e as respostas para cada uma:

-> O uso de anticoncepcional após a gravidez

Início de uma nova cartela

Mesmo quando as pílulas são tomadas continuamente, para que não ocorra a menstruação, é possível que ocorram sangramentos irregulares. Isso acontece porque a pílula provoca alterações no endométrio, gerando descamações caracterizadas por um sangramento.

Por mais que sejam irregulares, essas situações são comuns e acontecem com qualquer método, se utilizado de forma contínua. Como não representa riscos à saúde, por mais que pareça uma menstruação, o único inconveniente é o incômodo que esse sangue escasso causa, já que se a mulher faz uso continuado é porque não deseja menstruar.

Uso continuado

Outra dúvida comum é quanto à possibilidade de uso contínuo sem que haja algum tipo de dano ao organismo da mulher. Sem saber se a pausa de sete dias é obrigatória ou mais indicada, algumas mulheres ficam com medo de não seguir a recomendação, no entanto, depende apenas da mulher decidir se irá interromper o uso. Caso queira tomá-lo de forma continuada, não há risco nenhum à saúde.

Pausa na cartela

Quando você faz uma pausa de sete dias no uso do anticoncepcional, ocorre a descamação total do endométrio, comumente chamado de menstruação. Nesse momento, a dúvida de algumas mulheres é o momento certo de iniciar outra cartela. A resposta é simples: a partir do dia em que a cartela acabou você deve iniciar outra sete dias depois, mesmo que ainda haja sangramento.

Nesse intervalo entre uma cartela e outra, a possibilidade de engravidar é praticamente nula, já que a ovulação foi interrompida pelo uso da pílula, por isso não há motivos para maiores preocupações. Por esse motivo, é importante tomar o anticoncepcional corretamente, todos os dias no mesmo horário, para que ele seja 100% eficaz.

Tempo para fazer efeito

O uso do anticoncepcional não irá protegê-la de uma gravidez do dia para a noite. Seu efeito começa a partir da segunda cartela, atingindo 100% de eficácia quando você começar a terceira cartela, até mesmo nos períodos da menstruação. Nesse tempo de adaptação, o uso da camisinha é essencial para não correr o risco de engravidar.

-> Como saber se estou grávida

Atraso na ingestão da pílula

Se você se esqueceu de tomar o anticoncepcional na hora correta, ou por algum outro motivo não foi possível, não significa que sua eficácia será nula. Embora seja ideal tomar todos os dias no mesmo horário, é possível que você faça a ingestão da pílula até 12 horas depois da hora certa e a eficácia será mantida.

Para evitar que esse esquecimento seja frequente, escolha um horário em que você saiba que irá lembrar e poderá tomá-lo todos os dias, sem que o horário seja sempre alterado.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Primeiros sintomas de gravidez
# Informações sobre a pílula do dia seguinte
# Menstruação atrasada, o que pode ser?
# Anticoncepcional engorda? Mitos, verdades e recomendações

loading...
comments
Publicidade