Responsive image

Dúvidas mais frequentes a respeito da pílula anticoncepcional

Pílula anticoncepcional

Um dos mais indicados métodos contraceptivos, além da camisinha, é a pílula anticoncepcional, que garanta quase 100% de efetividade quando se trata de evitar uma gravidez indesejada.

Mesmo há muito tempo utilizada, mulheres que pretendem iniciar seu uso às vezes têm dúvidas a seu respeito, como a forma correta de utilização, benefícios e males que elas podem causar. De todas as questões, sempre existem aquelas mais comuns, que podem ser respondidas facilmente, antes de sua decisão por tomar a pílula, seguida de uma consulta médica. Veja quais são elas e as respostas para cada uma:

-> O uso de anticoncepcional após a gravidez

Início de uma nova cartela

Mesmo quando as pílulas são tomadas continuamente, para que não ocorra a menstruação, é possível que ocorram sangramentos irregulares. Isso acontece porque a pílula provoca alterações no endométrio, gerando descamações caracterizadas por um sangramento.

Por mais que sejam irregulares, essas situações são comuns e acontecem com qualquer método, se utilizado de forma contínua. Como não representa riscos à saúde, por mais que pareça uma menstruação, o único inconveniente é o incômodo que esse sangue escasso causa, já que se a mulher faz uso continuado é porque não deseja menstruar.

Uso continuado

Outra dúvida comum é quanto à possibilidade de uso contínuo sem que haja algum tipo de dano ao organismo da mulher. Sem saber se a pausa de sete dias é obrigatória ou mais indicada, algumas mulheres ficam com medo de não seguir a recomendação, no entanto, depende apenas da mulher decidir se irá interromper o uso. Caso queira tomá-lo de forma continuada, não há risco nenhum à saúde.

Pausa na cartela

Quando você faz uma pausa de sete dias no uso do anticoncepcional, ocorre a descamação total do endométrio, comumente chamado de menstruação. Nesse momento, a dúvida de algumas mulheres é o momento certo de iniciar outra cartela. A resposta é simples: a partir do dia em que a cartela acabou você deve iniciar outra sete dias depois, mesmo que ainda haja sangramento.

Nesse intervalo entre uma cartela e outra, a possibilidade de engravidar é praticamente nula, já que a ovulação foi interrompida pelo uso da pílula, por isso não há motivos para maiores preocupações. Por esse motivo, é importante tomar o anticoncepcional corretamente, todos os dias no mesmo horário, para que ele seja 100% eficaz.

Tempo para fazer efeito

O uso do anticoncepcional não irá protegê-la de uma gravidez do dia para a noite. Seu efeito começa a partir da segunda cartela, atingindo 100% de eficácia quando você começar a terceira cartela, até mesmo nos períodos da menstruação. Nesse tempo de adaptação, o uso da camisinha é essencial para não correr o risco de engravidar.

-> Como saber se estou grávida

Atraso na ingestão da pílula

Se você se esqueceu de tomar o anticoncepcional na hora correta, ou por algum outro motivo não foi possível, não significa que sua eficácia será nula. Embora seja ideal tomar todos os dias no mesmo horário, é possível que você faça a ingestão da pílula até 12 horas depois da hora certa e a eficácia será mantida.

Para evitar que esse esquecimento seja frequente, escolha um horário em que você saiba que irá lembrar e poderá tomá-lo todos os dias, sem que o horário seja sempre alterado.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Primeiros sintomas de gravidez
# Informações sobre a pílula do dia seguinte
# Menstruação atrasada, o que pode ser?
# Anticoncepcional engorda? Mitos, verdades e recomendações

25 Comentários em Dúvidas mais frequentes a respeito da pílula anticoncepcional
  • Silas disse:
    Quando ao dia certo de retomar a tomar a pilula. Se minha namorada tomar o ultimo comprimido no dia 01/04/2012 quando ela vai voltar a tomar o primeiro comprimido da proxima cartela?
    • Vanessa disse:
      7 dias dps…era para ela ter voltado a tomar dia 8/4.

      É fácil. Se a cartela acabou numa terça-feira, vc começa na quarta da semana seguinte….

  • Jessica disse:
    Qual é o dia ideal para começar a fazer a tomar a primeira cartela?
  • Mary Paula disse:
    Tinha algumas dúvidas q foram esclarecidas. Valeu dona Giraffa!
  • paula disse:
    e normal atrasar a menstruacao quando para de tomar a pilula
  • Ana disse:
    Boa noite!

    Eu gostaria de saber se no espaço de tempo em que espero que o período me venha, se posso ter relações sexuais sem preservativo?
    Por exemplo: Eu vou acabar a toma da pílula na quarta-feira, depois o período vem-me no domingo e retomo a toma da pílula na quinta-feira… A partir de quarta-feira posso na mesma ter relaçãoes sexuais sem preservativo?

    Obrigada pela atenção!

    • Amanda disse:
      Ola Ana,
      Respondendo sua pergunta, pode sim ter relações na pausa sem camisinha,
      pois se você tomou tudo certinho, não vai ocular nem mesmo na pausa.
      Neste artigo também fala sobre isso, dê uma re-lida para tirar maiores dúvidas.
      Espero ter ajudado :)
  • Jessica disse:
    Olá, preciso tirar uma dúvida, é muito importante. Desde maio do ano passado eu tomo o anticoncepcional Selene e minha menstruação sempre descia fielmente no 4º dia após ter parado de tomar, nesse mês, parei de tomar quando acabou a cartela e a minha menstruação ainda não desceu e já estou no 5º dia, por que isso pode estar acontecendo ? ( Devo salientar que comecei a tomar o Selene por orientação da minha ginecologista, pois meus ovários sempre estavam formando cistos, e no último tive que fazer uma cirurgia que retirou 90% do meu ovário direito. )
  • Camila disse:
    Olá , gostaria de tirar uma duvida.
    se eu parar de tomar antes do termino da cartela o efeito continua o mesmo ou não vai continuar
  • Érica Franco de Aguiar disse:
    Tinha algumas duvidas e vc me esclareu.obrigada..
  • Nicole Barros disse:
    Tomei o anticoncepcional com 6 horas de atraso e minha menstruação desceu no outro dia. Por quê?
  • vera disse:
    minha cartelade selene acabou eu tenho que esperar minha menstruação descer para iniciar a proxima
  • joyce disse:
    atrasei 1 dia no comeco da nova cartela de selene , tomo faz uns 8 meses . era pra eu ter tomado na segunda a noite , as eu esqueci e fui lembrar de tomar na terca – feira cedo .. a tomei n terca o comprimido de segunda e novamente esqueci , tomei e compriido de terca na quarta feira cedo ai continuei certo a cartela … tive relaçao sexual mas com camisinha na quarta mas acho q vassou semem, corro algum rico de engravidar … me responda o mas rapido possivel … obrigada
  • denise freire disse:
    o último dia da minha menstruação foi dia 10/10/13, e não tomei mais o anticoncepcional. No dia 26/10/13 voltei a menstruar. Minha preocupação é se estou mesmo menstruada novamente ou com algum sangramento?
  • Jully disse:
    oi.. estava tomando pílula e perdi a minha cartela e não consegui comprar outra,faltavam apenas 2 comprimidos para acabar a última pilula tomei ontem07/11 e tive relações dia 06/11 ainda tem menos de 48h.corro o risco de engravidar?
  • Aline disse:
    Nossa, ajudou muito, tinha algumas dúvidas, mas agora, todas esclarecidas! :D
  • Caroline disse:
    eu tomava o selene sem dar pausa mais agora resolvi da pausa parei d tomar na segunda feira desceu pra mim na quinta feira queria saber se começo a tomar a nova cartela na quinta feira.
    só q nao entendi a cartela nao vai parar sempre no mesmo dia por que desce 3 dias depois! AJUDA POR FAVOR!
  • thatyana disse:
    minha mestruação desceu hj caso eu tome o SELENE ela para ate sexta ???
  • Jéssica disse:
    Eu deixei de tomar as ultimas 5 pilulas, e minha mestruação desceu e cessou, ela vira normalmente no início do outro ciclo ou eu vou mestruar novamente no mês?
  • Alessandra disse:
    Olá, troquei a pílula yasmin por selene, precisei tomar bezetacil com 15 dias de uso da cartela, não tive menstruação. Será que o selene nao teve eficácia ou devo continuar com a próxima cartela?
  • Maria disse:
    Oi, Eu tomo o anticoncepcional selene,tomei a cartela toda dei a pausa de 7 dias esqueci de começar a outra cartela no dia certo q seria no oitavo dia.já faz 4 dias que eu esqueci, o que eu faço agora, devo esperar o próximo sangramento pra começar a tomar no primeiro dia da menstruação.
  • Ana disse:
    Boa noite,

    Gostaria de saber como devo fazer para mudar da daylette para a diane. Em que dia devo iniciar a diane?
    No dia seguinte do último placebo da daylette ou 3 dias depois?

  • Isabela oliveira disse:
    Ola, estou tomando a minha primeira cartela do anticoncepcional Level e tive relação sexual quase no final dela.Por medo acabei tomando a pilula do dia seguinte e assim continue tomando o anticoncepcional. Já fazem dois dias qe fiz o termino da cartela e minha menstruação não veio ainda. Isso quer dizer alguma coisa? Minha menstruação vai descer ou não?
  • Deixe seu comentário:





    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te. Friedrich Nietzsche