Responsive image

Diferenças da pílula do dia seguinte para a pílula anticoncepcional

Diferenças da pílula do dia seguinte para a pílula anticoncepcional

As pílulas anticoncepcionais são contraceptivos administrados por ginecologistas para mulheres que não pretendem engravidar no momento. Elas são tomadas todos os dias e, de preferência, devem ser tomadas regularmente, no mesmo horário do dia. Ou seja, a cada vinte e quatro horas.

Pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte é um recurso de emergência ao qual algumas mulheres recorrem quando não pretendem engravidar mas, aconteceu de ter tido relação sexual sem se precaver, quando a mesma se encontrava num período fértil.

-> Posso engravidar fora do período fértil?

Diante do medo e da preocupação de poder ter engravidado num momento inoportuno a ela ou aos dois, a mulher recorre a esse recurso que de positivo não traz nada para sua saúde. Ela não evita a gravidez, ela é abortiva, apesar de haver controvérsias quanto a esse assunto.

-> Informações sobre a pílula do dia seguinte

Alguns médicos dizem que não, outros já defendem a tese de que elas atuam como agentes abortivos sim, uma vez que logo após o orgasmo masculino, já é possível a presença de gametas masculinos em volta do óvulo.

Composição da pílula do dia seguinte

Essa pílula contém doses maciças dos mesmos hormônios encontrados em algumas pílulas anticoncepcionais e as mesmas não podem ser tomadas por mais de uma ou duas vezes durante a vida fértil da mulher, mesmo porque ela já não fará mais efeito. Sem contar que pode contribuir com o aparecimento de cistos nos ovários e provocar, além de enjoos e tonturas até mesmo hemorragias.

Quando se deve fazer uso dessas pílulas

Apenas em casos extremos, quando uma gravidez poderá decorrer em transtornos muito graves para a mulher, seja o motivo que for. Quanto ao uso da mesma, procure tomar uma que contenha apenas progestina e não estrogênio, pois os danos, caso haja algum, serão menores. Ela deve ser usada no dia seguinte, o mais cedo possível, após a relação sexual, para maior eficácia, mas pode ser tomada também até cinco dias depois. O efeito abortivo ou contraceptivo será o mesmo.

Anticoncepcionais usados no dia a dia

São os mais eficientes para quem não pretende ter filho e nem preocupação com gravidez fora de hora. Essas pílulas apresentam uma garantia de noventa e nove por cento na contracepção. Sem apresentar contra indicações.

-> Como usar pílula anticoncepcional

As pílulas anticoncepcionais de hoje são de grande ajuda para as mulheres, mesmo no caso de regular o ciclo menstrual dessas, quando o mesmo traz problemas durante essa fase do mês. Eles ajudam muito também na redução do fluxo menstrual, diminuindo os dias de sangramento e ajudam na prevenção das terríveis cólicas abdominais.

Tirando as dúvidas quanto aos dois tipos de pílulas

Voltamos a frisar que, para mulheres que têm uma vida sexual ativa e não pretende engravidar, o ideal é fazer uso de preservativos, tomando pílulas anticoncepcionais regulares, sempre com recomendação de um ginecologista para não correr o risco de vir a ter algum problema de origem hormonal decorrente do uso das mesmas.

-> Dúvidas mais frequentes a respeito da pílula anticoncepcional

Já as pílulas do dia seguinte são um concentrado de hormônios, os quais a mulher tomaria durante um mês, tomados numa só dose. É aí que mora o perigo dessas trazerem problemas à saúde feminina. Sem contar que é importante ter sempre em mente que elas não evitam a gravidez, apenas não deixam que essa aconteça devido à descarga hormonal que ocorre no organismo logo que ingeridas. Somente em casos de emergência e, mesmo assim, em uma última instância, deve recorrer-se às mesmas.

Por Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Conheça os principais metódos contraceptivos
# Anticoncepcional engorda? Mitos, verdades e recomendações

Seja o primeiro a comentar em Diferenças da pílula do dia seguinte para a pílula anticoncepcional

Deixe seu comentário

Publicidade
Publicidade
Publicidade
A ironia é a expressão mais perfeita do pensamento. Florbela Espanca