Como tratar a enxaqueca menstrual

Saúde / Menstruação

Às mulheres coube o número mais elevado de problemas que um ser humano poderia ter. Além de ser mais sensível, apesar de forte, em quase todos os sentidos, a mulher tem duas mamas com que se preocupar, dois ovários, um útero e um ciclo menstrual pirante todos os meses. Umas sofrem mais, outras menos, mas enfim, todas acabam tendo dias terríveis com a TPM. Agora uma pergunta:

Mulher com dor na cabeça

Foto: © Depositphotos

Como tratar a enxaqueca menstrual?

A enxaqueca é um dos mais tradicionais sintomas da TPM e, seja lá qual for o problema, quando nosso organismo não está funcionando da maneira como deveria estar, a primeira coisa que nos afeta é a cabeça e a dor que a mulher sente é algo praticamente insuportável. A enxaqueca menstrual pode ocorrer antes, durante e depois da ovulação, isso vai depender do organismo de cada mulher, de suas diferenças.

-> O que é menstruação?

O que fazer quando a dor surgir

Geralmente a única coisa racional e que pode dar alívio, pelo menos por algum tempo, é apelar para os analgésicos. Esses são os únicos que amenizam uma dor tão insuportável quanto a de cabeça, mas nem sempre recorrer a analgésicos é a melhor opção, pois estes acabam gerando uma dependência física ao longo do tempo, o que acabaria por trazer uma ineficácia. Aí a coisa complica, pois num momento de muita dor, os mesmos poderão não trazer mais resposta.

Outras técnicas para a solução

Antes de descer a menstruação, quando a dor estiver para aparecer, procure correr. Optar pela corrida é uma excelente dica para quem sofre com as enxaquecas menstruais. Mas nunca caia na besteira de correr quando estiver com dor. Você deve inserir esse exercício físico em sua rotina nos dias que antecedem à menstruação ou depois que essa passou.

Características da enxaqueca

A enxaqueca é um tipo especial de dor de cabeça que causa muito incômodo devido à intensidade da mesma. Ela é muito mais frequente nas mulheres, nos dias que antecedem o ciclo menstrual e tem algumas características que tornam fácil o seu reconhecimento: a dor é apenas num lado só da cabeça. Outra característica importante é o tipo da dor.

Enxaqueca menstrual

Foto: © Depositphotos

  • A dor da enxaqueca é latejante ou pulsátil, aumentando ou diminuindo conforme as batidas do coração. Ela pode durar mais de quatro horas e por dois ou três dias seguidos, aumentando ou diminuindo conforme você movimenta a cabeça.
  • A luz, o barulho e certos perfumes costuma aumentar a intensidade dessa dor. Muitas vezes a enxaqueca é acompanhada de náuseas ou vômitos.

Qual o melhor tipo de tratamento

Por ser um problema relativamente crônico, a enxaqueca requer certos cuidados, pois muitas mulheres começam a ter a mesma ainda na adolescência, enquanto que outras acabam por desenvolver a partir de um tempo. O stress de saber que a menstruação virá e, acompanhada com ela todos os sintomas do período menstrual, faz com que as dores se agravem ainda mais.

Quando a dor de cabeça persistir, a melhor coisa a fazer é tomar um analgésico de seu conhecimento e sua confiança. O uso de alguns anticoncepcionais também amenizam os sintomas causados pela TPM, portanto, converse com seu ginecologista e indague sobre a melhor saída para essa dor que a incomoda tanto.

Por Ana Virginia Miotto / Edição: Dona Giraffa

Publicidade

24 comentários

  • Fabianna Mistty disse:

    Minha menstruação sempre atrasa e é por meses, dessa vez ela está atrasada a mais de 3 meses, eu sinto fortes dores de cabeça.

    Responder
  • Marcia disse:

    A minha enxaqueca deixa meu couro cabeludo todo dolorido por uns 2 dias após a crise de enxaqueca. Sinto todos os folículos capilares.
    A dor é latejante e pulsante. Na última crise ouvia a pulsação dentro do ouvido.
    Comecei a tomar Cloridrato de Naratriptana e realmente ajuda, mas só se tomar no início da crise, se for no auge, às vezes, não faz efeito. Quanto o Nara não faz efeito é cruel, a dor dura uns 2 dias seguidos. às vezes (quando tenho convênio médico) vou pro pronto-socorro tomar analgésico intravenoso. Já tomei de Dipirona a Tramal.
    Outra coisa, é tomar o remédio e cama, torcendo pra pegar no sono rápido, e quando acordo parece que tem um vácuo na cabeça, fico com confusão mental.
    Percebi que nos ciclos em que tenho mais relações sexuais antes de menstruar é mais raro ter enxaqueca menstrual.

    Responder
  • Eliene disse:

    Realmente tenho essa dor de cabeça mas, descobrir que caminhada faz muito bem recomendo caminhe todos os dias.

    Responder
  • Silvana disse:

    Também tenho muita dor de cabeça no período menstrual, hj o que resolve um pouco é o Flanax, e tomo chá de morango da Leão com o remédio. Todos os meses a mesma coisa.

    Responder
  • Eliana disse:

    Tenho esta dor a variós anos já tomei vários remédios e nada hoje tomo um remédio controlado muito bom
    paracetamol + codeína é maravilhoso, pena que é controlado.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Eliana, obrigado pelo seu comentário!

      Que bom que conseguiu achar um remédio ideal pra você.
      Lembrando que é muito importante procurar um médico para avaliar cada caso.

      Beijinhos.

      Responder

Deixe seu comentário