Responsive image

Como acabar com o mofo em sua casa

Sabe quando algum cômodo da sua casa apresenta manchas pretas ou esverdeadas nas paredes? Esse é o famoso mofo, ou bolor, causado pela umidade, a maresia e as chuvas constantes em determinadas regiões, principalmente no sul e sudeste do Brasil.

Como acabar com o mofo

Além das paredes da casa toda e dos azulejos do banheiro, o mofo também se instala dentro e fora dos armários, dentro de gavetas e até mesmo nas roupas, ainda mais aquelas que são pouco usadas.

Causas e efeitos do mofo

Além das já citadas umidade, meresia e chuvas frequentes, o mofo também aparece quando você deixa a casa fechada por muito tempo, ou há pouca ventilação e iluminação em alguma parte da casa. Por isso pessoas que moram sozinhas podem sofrer mais com o mofo, já que passam o dia todo fora de casa e nem sempre é possível deixar as janelas abertas.

Além de manchar paredes, armários e roupas, o mofo pode prejudicar sua saúde e de sua família. O sintoma mais frequente são crises alérgicas, como rinite e sinusite, além de dor de cabeça e problemas de pele.

Como eliminar o mofo

1. O primeiro passo para se livrar deste incômodo é limpar bem as paredes e armários e remover qualquer vestígio de mofo. Depois disso, mantenha sempre abertas as janelas de casa, para que o ar circule e auxilie na evaporação da água que causa a umidade e o mofo.

2. Evite também que cortinas e tapetes pesados deixem o ambiente mais quente, além de afastar das paredes a maior quantidade possível de móveis.

3. Caso não seja possível tomar nenhuma dessas medidas, você pode recorrer ao uso de circuladores de ar e lâmpadas incandescentes, que reduzem a umidade e promovem a evaporação no ambiente.

Conservação dos cômodos

Cada peça da casa tem uma particularidade na hora da limpeza e manutenção dos ambientes para que o mofo seja evitado.

Nos armários: você deve sempre fazer uma limpeza com pano umidecido numa mistura de água e água sanitária, esfregando bem todas as área, principalmente nos cantos. Feito isso, mantenha as portas abertas até que o armário esteja seco. Você pode também colocar um saleiro de inox dentro do armário, com bicarbonato de sódio para conter a umidade.

-> Como armazenar corretamente os alimentos

No banheiro:  faça uma mistura de um litro de água e 100 ml de água sanitária e passe nos locais afetados pelo mofo, com o uso de uma esponja. Você pode utilizar também os produtos tira-mofo, encontrados no supermercado, que vêm em uma embalagem já com borrifador.

-> Como tirar manchas do box de vidro

1. Esse produto pode ser aplicado também nos rejuntes dos azulejos, e após alguns minutos de espera você deve passar uma esponja na área, que toda a sujeira será removida. No caso das cortinas do box, mergulhe-as em uma solução de água salgada e depois lave-as da mesma forma de sempre.

-> Como limpar janelas e vidros

2. Nas paredes é aconselhável a aplicação de um mistura de sabão em pó diluído em água sanitária e cloro. Molhe um pano nessa solução e aplique nos locais afetados pelo mofo.

-> Como pintar as paredes e renovar o ambiente

3. Os tecidos, por fim, devem ser mergulhados em leite fervente, caso sejam coloridos, e lavados em seguida com água morna e vinagre branco. Se forem brancos, coloque-os em um recipiente com água quente e sal e deixe esfriar.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Como facilitar a limpeza de panelas
# Dicas de como deixar o guarda-roupas em ordem

10 Comentários em Como acabar com o mofo em sua casa
  • mari disse:
    minha casa é grande e bem ventilada todas as janelas ficam abertas o dia todo o sol tbm bate em todas as paredes ,mesmo assim sofro com essa praga.me falaram que o motivo as paredes são revestidas com essa porcaria de gesso.acretido que o motivo seja esse bjs
  • Tania Lima disse:
    muito interessante.
    Vinagre e álcool é bom?
  • ELISABETE disse:
    oi no meu apto além do mofo/bolor, nos moveis brancos aparecem uns bichinhos pretos, menores que uma pulga, e que sao muito facil de matar, só de encostar neles já esmagao, mas sao muitos e em varios locais, nunca tinha visto antes, será que tem a ver com mofo??? como me livro destas pragas??? obrigado
    • Vanessa disse:
      Gente! Pensei que eu fosse a única a sofrer com esse problema! As paredes aqui também são revestidas com essa meleca de gesso! E assim como a Elisabete, também acho que essa seja a causa desses bichinhos horríveis (pequenos, porém horríveis) aparecerem. Não sei o que faço para acabar com eles. Infelizmente moro em apartamento térreo, fico fora o dia todo e não deixo a janela aberta. Se alguém souber de alguma coisa que acabe com eles, me falem. Talvez alguma tinta… :)
  • kellen cristina disse:
    a minha casa e cheia de mofo e bolor nao aguentava mais agora achei esse site q vai melhorar minha vida eu moro sozinha e nao fico muito em casa nao deixo a casa muito aberta e vejo uns bichinhos menores q uma pulga andando sobre meus armarios sofas etc…
  • Rafaella disse:
    Aqui na minha casa tem uns bichinhos menores que pulga q andam por tudo, mais estão em maior quantidade na parede do meu quarto, onde tem mofo, e eles são muito sensíveis se eu encosto eles já morrem esmagados, são muito ligeiros, já vi de várias cores brancos, pretinhos, marrons, e vermelhinhos. Eles só aparecem em dias úmidos, pesquisei mais não achei nada ligado a esse bichinho… Estou com medo, pois não sei se ele é prejudicial a saúde… ME AUDEM POOOOR FAVOOOR!!!!!
  • Fabiana disse:
    Obrigada pelas dicas! Moro num apartamento numa area muito umida. Tem dia que o chao fica cheio de agua. Sera que colocar um tapete emborrachado, tipo PVC, ajuda a diminuir?
  • Roseli disse:
    Tenho o mesmo problema que as outras pessoas citaram: Bichinhos minúsculos dentro dos armários de alimentos. São fáceis de matar e são muitos, porém já usei vinagre, água sanitária, minha casa é clara e ventilada e e eles não sumiram. NOS AJUDEM POR FAVOR!!!
  • fernanda portugal disse:
    Este inverno as paredes do meu apartamento ganharam muito humidade e nas paredes dos quartos apareceram umas pequenas manchas circulares que cobrem as paredes. Não sei se são fungos ou algo mais. Ontem quando cheguei a casa descobri que nas paredes havia uns bichinhos brancos muito pequeninos , parece uma infestação. Já pensei lavar com lixivia mas o cheiro seria muito intenso uma vez que não posso abrir as janelas . Também não sei se a lixivia será o suficiente para eliminar os ditos bichinhos.
    Se alguém me pudesse explicar o que era e como se elimina agradecia.
  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! Sigmund Freud