Responsive image

Primeira menstruação: sintomas e dúvidas

A primeira menstruação é sempre um acontecimento à parte na vida de toda menina. Como símbolo da passagem da infância para a adolescência, a menarca não tem uma idade certa para ocorrer e às vezes surge antes ou depois do esperado.

Primeira menstruação

Muitas meninas não sabem que aquele sangramento é sinal de que a partir de agora elas irão menstruar a cada 28 dias, em média, e quando ele surge, algumas ficam com medo, por não saberem do que se trata.

Primeiros sinais da menstruação

A partir dos 9 anos de idade as meninas já podem começar a menstruar. Nesta fase, seu corpo passará por diversas mudanças a fim de se preparar para a primeira ovulação, quando a mulher passa a ter a capacidade de gerar uma criança em seu útero. Conhecida como a fase da puberdade, nessa época as meninas começam a notar o nascimento de pelos pubianos, nas pernas, axilas e até mesmo nos dedos das mãos e o crescimento das glândulas mamárias. Depois que esses sintomas aparecem, o prazo estimado para a menarca é de até dois anos.

-> O que é menstruação?

Idade certa para a primeira menstruação

Como dito anteriormente, não é possível dar como certa a idade com que a menina irá menstruar pela primeira vez. No entanto, estima-se que ela ocorra entre os 9 e 16 anos de idade. Essa variação tem como peso fatores relacionados à genética, alimentação e peso. Caso a menarca ocorra antes dos nove anos de idade, ela pode trazer junto problemas como estagnação do crescimento, obesidade e pré-disposição ao câncer ginecológico.

Se antes dos oito anos a menina já tiver os sintomas da menarca acima citados, ela tem muitas chances de ficar menstruada antes da idade adequada. O mesmo acontece com quem chega aos 16 sem ter tido a menarca. Nesse caso, ela pode sofrer de anemia, desnutrição ou problemas hormonais e genéticos que impedem a primeira menstruação.

Disfunções iniciais

No começo do ciclo menstrual, a menina pode se assustar com disfunções como períodos próximos, quando a menstruação pode ocorrer até três vezes em um único mês, ou então períodos mais compridos, menstruando menos de uma vez ao mês. Com prazo de validade, essas disfunções tendem a parar quando a adolescente chegar aos 18 anos de idade.

De toda forma, muitas mulheres terão ciclos irregulares durante toda a vida.

Consulta ao ginecologista

Não é necessário levar sua filha ao médico assim que ocorrer a menarca, caso você note que ocorreu tudo com normalidade, mesmo que ela apresente dores de cabeça, irritabilidade, cólicas e tenha um sangramento moderado, com duração de cinco ou seis dias. Nesses casos, você poderá levá-la apenas se ela tiver mais dúvidas sobre as mudanças que ocorrerão a partir de agora.

Se houver um fluxo intenso de sangramento, cólicas abdominais extremamente fortes e a menstruação dure por oito dias ou mais, a consulta médica é necessária.

Cuidados básicos

Alguns cuidados básicos devem ser passados às meninas que acabam de menstruar, como sempre anotar em uma agenda a data do início e fim do período menstrual, para ter um controle sobre os dias, assim como sempre carregar absorventes na bolsa, para alguma necessidade, e manter sempre a higiene, fazendo a troca dos absorventes ao menos duas vezes no dia.

-> Os cuidados com a higiene íntima feminina

É importante lembrar também que assim que a menarca ocorre, a menina já corre riscos de engravidar. Se ela for sexualmente ativa, o indicado é consultar um médico que irá indicar o melhor método contraceptivo para a adolescente.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Menstruação atrasada, o que pode ser?
# Alimentos que ajudam na cólica menstrual

157 Comentários em Primeira menstruação: sintomas e dúvidas
  • Julia vitoria disse:
    Gente eu tenho 10 anos, eu tenho muiiitoo pelos na parte genital e nas axilas, já senti dores muiitoo fortes no pé da barriga, ainda não saiu corrimente, mais um dia saiu bemmm poquinhoo e seco, muuito estranho! E meus peitos sãooo muuiito grandes, e eles estão inchados ‘-‘ Me ajuda gente!!! E eu tbm tooo muiiiiiitto nervosa esses dias! e com dor no pé muito dar nó pé de uma hora p/ outra.
  • 1 3 4 5
    Deixe seu comentário:





    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! Sigmund Freud