Primeira menstruação: sintomas e dúvidas

Postado por

A primeira menstruação é sempre um acontecimento à parte na vida de toda menina. Como símbolo da passagem da infância para a adolescência, a menarca não tem uma idade certa para ocorrer e às vezes surge antes ou depois do esperado.

Primeira menstruação

Muitas meninas não sabem que aquele sangramento é sinal de que a partir de agora elas irão menstruar a cada 28 dias, em média, e quando ele surge, algumas ficam com medo, por não saberem do que se trata.

Primeiros sinais da menstruação

A partir dos nove anos de idade as meninas já podem começar a menstruar. Nesta fase, seu corpo passará por diversas mudanças a fim de se preparar para a primeira ovulação, quando a mulher passa a ter a capacidade de gerar uma criança em seu útero. Conhecida como a fase da puberdade, nessa época as meninas começam a notar o nascimento de pelos pubianos, nas pernas, axilas e até mesmo nos dedos das mãos e o crescimento das glândulas mamárias. Depois que esses sintomas aparecem, o prazo estimado para a menarca é de até dois anos.

-> O que é menstruação?

Idade certa para a primeira menstruação

Como dito anteriormente, não é possível dar como certa a idade com que a menina irá menstruar pela primeira vez. No entanto, estima-se que ela ocorra entre os 9 e 16 anos de idade. Essa variação tem como peso fatores relacionados à genética, alimentação e peso. Caso a menarca ocorra antes dos nove anos de idade, ela pode trazer junto problemas como estagnação do crescimento, obesidade e pré-disposição ao câncer ginecológico.

Se antes dos oito anos a menina já tiver os sintomas da menarca acima citados, ela tem muitas chances de ficar menstruada antes da idade adequada. O mesmo acontece com quem chega aos 16 sem ter tido a menarca. Nesse caso, ela pode sofrer de anemia, desnutrição ou problemas hormonais e genéticos que impedem a primeira menstruação.

Disfunções iniciais

No começo do ciclo menstrual, a menina pode se assustar com disfunções como períodos próximos, quando a menstruação pode ocorrer até três vezes em um único mês, ou então períodos mais compridos, menstruando menos de uma vez ao mês. Com prazo de validade, essas disfunções tendem a parar quando a adolescente chegar aos 18 anos de idade.

De toda forma, muitas mulheres terão ciclos irregulares durante toda a vida.

Consulta ao ginecologista

Não é necessário levar sua filha ao médico assim que ocorrer a menarca, caso você note que ocorreu tudo com normalidade, mesmo que ela apresente dores de cabeça, irritabilidade, cólicas e tenha um sangramento moderado, com duração de cinco ou seis dias. Nesses casos, você poderá levá-la apenas se ela tiver mais dúvidas sobre as mudanças que ocorrerão a partir de agora.

Se houver um fluxo intenso de sangramento, cólicas abdominais extremamente fortes e a menstruação dure por oito dias ou mais, a consulta médica é necessária.

Cuidados básicos

Alguns cuidados básicos devem ser passados às meninas que acabam de menstruar, como sempre anotar em uma agenda a data do início e fim do período menstrual, para ter um controle sobre os dias, assim como sempre carregar absorventes na bolsa, para alguma necessidade, e manter sempre a higiene, fazendo a troca dos absorventes ao menos duas vezes no dia.

-> Os cuidados com a higiene íntima feminina

É importante lembrar também que assim que a menarca ocorre, a menina já corre riscos de engravidar. Se ela for sexualmente ativa, o indicado é consultar um médico que irá indicar o melhor método contraceptivo para a adolescente.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Menstruação atrasada, o que pode ser?
# Alimentos que ajudam na cólica menstrual

122 Comentários em Primeira menstruação: sintomas e dúvidas
  • Maria disse:
    Olá ;) , Meu nome , é Maria Claudia tenho 11 anos e ainda nn menstruei .. esses dias atras saiu uma manchinha marron na minha calcinha !! oque é ??? alguem me ajude ?
    • leticia disse:
      Oi Maria isso é sinal de que sua menstruação está perto de chegar , aconteceu a mesma coisa comigo e no dia seguinte desceu a minha primeira menstruação. Bjss Letícia.
  • Eloisa disse:
    Oiee Gnt Bom Todos essas coisas estão acontecendo cmg tenho 11 anos e tbm tem o ”fato” da gosminha branca Olha so Gnt eu não fico ansiosa Pq as pessoas falam que e terrivel :p
  • TAIZE CORREA DOS SANTOS disse:
    oi tenho 14 anos mais nunca mestruei pq minha prima com 11 já mestruao
  • Deisy disse:
    Euu to muuiito ancioosa, aindaa n menstruei, e queroo muiitoooo!
  • leticia disse:
    Deisy não fique ansiosa , e ruim d+ a menina sente colicas , fica sensivel ou estresada ,..
    aproveite em quanto não desceu ,tudo tem seu tempo .Bjss Letícia.
  • giulia disse:
    Eu tenho14 pra 15 anos de idade e ainda não menstruei sou um poco magra não tenho muito seio mas ja tenho pelos pubianos meu corrimento era amarelo e agora esta branco parecendo uma gosminha sera que minha menstruação esta perto?
  • Louise disse:
    Oiee gente tenho 11 anos, e vou falar que já tenho corpo de mocinha e tal pelos, os seios cada vez se evoluí mais e tipo ainda sai uma secreção na minha calcinha mais nunca saiu mancha nem nd, quer dizer que ainda não estou perto néh?!? Brigada <3
  • Lih disse:
    Ola pessoal tenho 12 anos e vou fazer 13,bom anteseu tinha corrimentos que foi mudando de cor.
    Bom estava na minha escola e encontrei um ponto marrom ,tipo nao era ponto mais uma mancha,bom isto quer dizer que sua 1 mestruação esta chegando.Bom alguns dos meu sintomas foi:
    Dor de cabeça forte e no outro dia apareceu a mancha
    Dores na parte de baixo da barriga a famos cólica
    Irritação com tudo
    E Sono muito sono
    Bom primeiro toda mãe fica emocionada com isso a minha chorou,então digo mesmo que você nao tenha muita parceria com sua mãe fale para ela é importante
    Boa Sorte todas Nós
  • Deixe seu comentário: