Responsive image

Dicas de como manter o intestino saudável

Dicas de como manter o intestino saudável

Os médicos costumam dizer que o intestino é como se fosse um segundo cérebro devido a sua importância no corpo humano. Muita gente já deve ter percebido que ele é um órgão extremamente sensível e facilmente atormentado pelos hábitos da vida moderna.

Manter seu intestino feliz e funcionando é essencial para o funcionamento do resto do corpo. Porém, essa tarefa pode ser mais difícil do que imaginamos, já que esse órgão pode ser um tanto quanto teimoso.

Você sabe dizer qual a função do intestino? Não, o único trabalho dele não é a formação de fezes. Temos dois intestinos: o grosso e o delgado. Ambos fazem parte do sistema digestivo, mas suas funções possuem certas diferenças.

- Intestino delgado

Com cerca de 7 metros de comprimento, faz parte do tubo digestivo, estando diretamente ligado ao estômago. Através de uma pequena válvula, acontece a transição entre o intestino delgado e o grosso. Esse é um órgão indispensável, uma vez que a maior absorção dos nutrientes alimentares acontece aqui. Transforma o conteúdo do estômago (quimo) em quilo (primeira parte do produto final da digetão).

- Intestino Grosso

Mede cercade 1,5 metros de comprimento, e tem o formato parecido com uma ferradura. É responsável pela absorção de água, síntese de vitaminas, armazenagem e eliminação do bolo fecal (fezes).

É no intestino grosso que habita uma enorme variedade de microorganismos inofensivos, mas extremamente importantes para o bom funcionamento desse órgão. Esses “bichinhos” se aproveitam de resíduos não utilizados pelo corpo e os transformam em vitaminas essenciais como do K e do complexo B. Além disso, se tudo estiver em equilíbrio, essas bactérias impedem que outros microorganismos maléficos se estabeleçam em nosso corpo.

Bom, deu pra perceber que é um conjunto de órgãos importantes. O problema mais comum que afeta a maioria das pessoas é a prisão de ventre, causando um desconforto abdominal bem irritante. Numa analogia, é como se todas as toxinas e coisas ruins permanecessem dentro do nosso corpo. E é aquela máxima: você é o que você come. Se alguma coisa vai mal, pode ter certeza de que isso vai refletir na sua pele, cabelos, humor, peso…

Entre as causas que deixam seu intestino doente podemos citar:

- Alimentação rica em açúcar e gordura

– Sedentarismo

– Ingestão insuficiente de água

– Irregularidade nos horários das refeições

Então, mãos à obra se você quer colocar seu intestino pra funcionar!

- Aumente o consumo de fibras: Elas ajudam a desintoxicar o organismo e reduzir a glicemia no corpo. Entre as solúveis e insolúveis, fique com as duas. Elas são do bem e estão presentes na: farinha de soja, feijão, ervilha, flocos de aveia, ameixa, linhaça, gergelim, arroz integral e folhas verdes.

-> A importância das fibras para a saúde

- Beba bastante água: quem consome muita fibra deve beber muita água. Isso porque a água vai ajudar a fazer com que a “fibra ande” no seu intestino, promovendo a melhor formação do bolo fecal.

- Aposte nos probióticos: são comumente chamadas de bactérias do bem. Elas ajudam a manter a flora intestinal em equilíbrio. São alimentos como: iogurte, leite fermentado, queijos brancos.

- Faça exercícios físicos: os exercícios ajudam no fortalecimento de músculos, o que se reflete na hora de fazer “aquela forcinha”. Além do mais, exercícios liberam serotonina. Se estamos em falta dessa substância da felicidade, nosso intestino fica mais tenso e propenso à prisão de ventre.

-> Aprenda a se exercitar em casa, sem gastar dinheiro

- Estabeleça um horário para ir ao banheiro: por mais que você não sinta vontade, o fato de ir e ficar sentado por lá mostra ao seu cérebro e intestino qual deve ser a hora certa que eles devem funcionar.

- Mastigue bem os alimentos: além de você se sentir saciado mais cedo, você ajudará o trabalho do intestino. Quando não mastigamos direito, esses órgãos precisam trabalhar o dobro para digerir tudo o que foi consumido, e isso prejudica a evacuação.

- Aumente o consumo de frutas: mas mantenha a casca – quando for comível- delas. É na parte de fora que estão presentes a maior quantidade de fibras.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Coceira vaginal: entenda os motivos
# Tire suas dúvidas sobre absorvente interno

Seja o primeiro a comentar em Dicas de como manter o intestino saudável
Deixe seu comentário:





Publicidade
Publicidade
Publicidade
Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! Sigmund Freud