Responsive image

Dez dúvidas comuns sobre tintura de cabelo

Dúvidas sobre tintura de cabelo

Mudar o visual dá um bocado de trabalho. Fica aquele medo do resultado não sair como o esperado, ficamos cheias de dúvidas sobre qual produto passar… E talvez um dos assuntos que mais confundem a cabeça das mulheres é sobre tonalizantes e tinturas.

Vemos tantos termos por aí e quase nenhum informação específica sobre o que eles fazem e para quem eles são indicados. Então, antes de tirar as 10 dúvidas mais frequentes sobre tinturas, é preciso entender a diferença entre elas:

- Não são todos a mesma coisa!

• Hoje em dia, existem diferentes técnicas de coloração e diferentes tintas. Podemos citar, portanto:

Dúvidas sobre tintura de cabelo

- Coloração (tintura) permanente:

Por conter amônia, esse tipo de tinta age dentro dos fios, retirando a cor original e depositando outros pigmentos. A tintura permanente é indicada para quem quer mudar radicalmente, já que a tinta não sai do cabelo. Conforme seus fios crescem, a cor original vai aparecendo. A manutenção é feita por retoques apenas nas raízes dos fios.

- Coloração semipermanente ou tonalizante:

Diferentemente da permanente, o tonalizante não possui amônia, e sua ação é apenas externas. Desse modo, a cor vai saindo conforme o cabelo é lavado.

- Tintura temporária:

É mais conhecida como rinsagem. Também não contém amônia em sua fórmula, ela é considerada mais fraca do que as outras tinturas, cobrindo apenas superficialmente os fios. Dura por menos tempo no cabelo, sendo indicada pra quem quer apenas dar um brilho ou realçar a cor original.

- Xampu tonalizante:

Segue o mesmo princípio da coloração tonalizante. A diferença é que este é em forma de xampu, sendo de mais fácil aplicação.

-> Como cuidar dos cabelos tingidos?

• Bom, visto isso, vamos às dúvidas:

1- Qual é melhor: tonalizante ou tinta?

Os dois têm seus prós e contras, e aí vai depender do quanto você está disposta a mudar. O tonalizante age apenas por fora, enquanto a tinta age por dentro. Sendo assim, aplicar tinta no cabelo é um processo mais agressivo.

2- Pintar demais os cabelos pode levar à queda?

Não. O produto irá apenas agir na haste do cabelo, ou seja, em seu comprimento, e não na raiz do pelo.

3- Cabelos alisados ou com permanentes podem ser tingidos?

Poder pode, mas só um cabeleireiro vai ser capaz de analisar a saúde dos seus fios e dizer se eles aguentam mais um processo que os deixará sensíveis.

4- Como saber se a cor final será igual à embalagem?

Fica difícil definir com precisão, ainda mais se seu cabelo já foi tingido outras vezes e nem você sabe direito que cor ele está. Os possíveis resultados indicados nas laterais da embalagem servem apenas como referência, ou seja, serão as cores aproximadas.

5- Grávidas(ou lactantes)podem tingir os cabelos?

Não, nenhum médico recomenda. Se a sua vontade for grande, pergunte ao seu médico, mas já vá preparada para ouvir um não.

6- Qual o melhor jeito de cobrir os fios brancos?

A tintura. Assim, você só vai retocando a raiz ao invés de ter que ficar pintando quase o cabelo inteiro.

7- É preciso respeitar o tempo da aplicação?

Sim, caso contrário, o resultado pode ser desastroso. Ultrapassar o tempo recomendado é deixar a química agindo por mais tempo no seu cabelo, alterando a cor final.

8- Os fios ficam mais ressecados e rebeldes?

Ressecados sim, e é por isso que todo cabelo que contenha algum tipo de química deve ser hidratado com frequência. Ainda mais se você fizer usos de tinturas que penetrem nos fios. Quanto à rebeldia dos fios, isto não tem a ver com a tintura.

9- Como manter a cor dos cabelos coloridos?

Se for tintura, é recomendável pintar a cada 2 meses, pra raiz crescer o suficiente. Em caso de tonalizante, após uns 45 dias é recomendável uma nova aplicação.

10- E se eu não gostar do resultado?

Sempre dá pra mudar, mas seus fios precisam estar saudáveis para que um novo processo de química seja aplicado nele. Nesses casos, procure ajuda profissional.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Como retirar tinta de cabelo da pele
# Como cuidar dos cabelos ressecados

5 Comentários em Dez dúvidas comuns sobre tintura de cabelo
  • Adorei, vou fazer tudo direitinho.
  • Silvia Nunes disse:
    estava usando 8.0 da elisa fer agora vou mudar de marca mas a mesma 8.0 sera que vai mudar a cor.
  • Liliana disse:
    tenho umas tintas de cabelo aqui em casa que já comprei á uns meses , como é que sei se estão boas? agradeço se alguém me poder ajudaar !
  • jennyfer disse:
    Ola …
    gostaria de saber se passar rinsagem um dia depois do outro faz mal ?
  • tatiane disse:
    Uso koleston 7.7. e começou aparecer alguns fios brancos próximo as orelhas que nunca colorem. Gostaria de saber como cobri-los clareando apenas mais um pouquinho o restante dos cabelos. Será que posso misturar a tinta 7.7 com 8.0.
  • Deixe seu comentário:





    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te. Friedrich Nietzsche
    filme online seriale online costume de baie filme porno