Responsive image

Como prevenir a infecção urinária

A cistite, ou infecção urinária, como é mais comum falarmos, é uma doença inflamatória e/ou infecciosa que ocorre na bexiga. Também conhecida como infecção urinária baixa.

Causas que contribuem para o surgimento dessa doença

A cistite inflamatória sem infecção pode ter várias causas como: uso de medicamentos, presença de doenças alérgicas, parasitárias, imunológicas e irradiação. Neste caso vamos nos deter a cistite infecciosa que é causada principalmente por bactérias, fungos e vírus.

mulher com infecção urinária

Foto: (c) Can Stock Photo

Ela pode aparecer acompanhada de uretrite, prostatite e até pielonefrite, que é a infecção urinária alta. A grande maioria das infecções urinárias não é complicada por não apresentar obstruções, cálculos ou malformações do trato urinário.

Qual a incidência desse problema

Até os dez anos de idade é muito comum que essa ocorra em 3% das meninas e 1% dos meninos. Cerca de 50% das mulheres, com certeza terão infecção urinária durante a sua vida. Mulheres em atividade sexual farão, no mínimo, um episódio de cistite a cada dois anos. Nos homens, a incidência de infecção urinária é muito menor que nas mulheres e, quase sempre em decorrência de fatores obstrutivos, como malformações, cálculos, diabetes e rim policístico.

Ao manifestar o problema, o paciente apresenta sintomas durante seis dias, tendo necessidade de repouso durante uns dois ou três dias, tempo em que suspenderá suas atividades de trabalho, evitando o stress e fazendo uso de antibióticos ou analgésicos, caso a dor persista.

Como se adquire esse problema

As infecções urinárias mais frequentes são causadas por germes da flora bacteriana, originários do trato intestinal. Nas mulheres, as bactérias contaminam o início da vagina, o que possibilita a entrada delas pela uretra, atingindo a bexiga. Aí localizadas, as bactérias entram em luta com as defesas do organismo e, caso avance, surge a infecção urinária.

Em alguns casos mais isolados, em pessoas com baixa imunidade, as bactérias podem avançar pelos ureteres até o rim, provocando com isso uma pielonefrite, ou seja, uma infecção urinária alta ou renal.

Porque a mulher é mais suscetível que o homem

As mulheres, em atividade sexual frequente, têm o maior risco de invasão bacteriana na bexiga por terem a uretra curta. Como são as que mais fazem uso de espermicidas, diafragma, chuveirinho e absorventes internos, são também as que estão mais expostas à contaminação da bexiga por bactérias da região perianal. Já no homem, esse tipo de infecção é mais difícil, pois o mesmo apresenta uretra mais longa, sem contato com a região perianal e seus fluidos prostáticos têm substâncias bactericidas.

Como prevenir a infecção urinária

São certos comportamentos e cuidados aos quais a mulher deve dar maior atenção no decorrer do seu dia para evitar que essa apareça.

-> Os cuidados com a higiene íntima feminina

 Atitudes que ajudam nessa prevenção:

• Beber líquidos em abundância, seja água ou sucos. O recomendado é uma quantia acima de dois litros diários.

• Urinar frequentemente, o ideal é de três em três horas ou sempre que sentir muita vontade.

• Fazer sexo seguro, evitando as infecções sexualmente transmissíveis.

-> DST’s: Doenças sexualmente transmissíveis

O que se recomenda especialmente para as mulheres

• Após defecar, limpar-se sempre da frente para trás.

• Lavar sempre a região perianal após as evacuações.

• Evitar o uso de absorventes internos.

• Evitar o uso de diafragmas, espermicidas e chuveirinhos.

• Optar pelo uso de roupas íntimas de algodão, nunca de tecido sintético e controlar no uso do jeans.

• Fazer uso de antibióticos quando for extremamente necessário.

Ao aparecerem os sintomas citados acima, procure um médico para evitar que a infecção se agrave, o que poderá retardar sua melhora e cura. Nunca faça uso de auto medicação.

Por Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Coceira vaginal: entenda os motivos
# Tire suas dúvidas sobre absorvente interno

2 Comentários em Como prevenir a infecção urinária
  • Marisa disse:
    pq usando o chuveirinho, pode dar infecção urinaria???
  • Oi, Marisa, o uso do chuveirinho pode alterar o ph de sua vagina, ou seja, afetar no grau de acidez da mesma, fazendo com que possa ocorrer irritações ou infecções. Ph significa potencial hidrigeniontico. Caso tenha curiosidade em saber mais sobre o assunto, consulte um artigo sobre o mesmo. Na internet você irá encontrar uma infinidade deles.
    Abraços.
  • Deixe seu comentário:





    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! Sigmund Freud