Responsive image

Alimentos que ajudam na cólica menstrual

Alimentos que ajudam na cólica menstrual

É raro encontrar mulheres que não sofra com essas dores todo mês. Ainda bem que hoje já existe tratamento e remédio que nos ajudam a enfrentar esse monstro que nos deixa revoltada com a nossa condição.

O problema é que, quando estamos pra menstruar, nossa vontade por doces (especialmente chocolate) parece aumentar em 120%. E isso é complicado, já que esses alimentos tendem a piorar a dor.

As mulheres conhecem a dor, mas será que você sabe de onde ela vem?

A cólica, também conhecida como dismenorréia primária, é uma reação normal do organismo. Todos os meses, nosso sistema reprodutivo se prepara para uma possível gravidez. Então, o corpo deixa o útero bem aconchegante, revestindo-o com uma camada de sangue repleta de alimento para o futuro embrião fecundado.

Nesse revestimento, encontramos uma substância química chamada de prostaglandina. Porém, se não ocorre fecundação, o corpo precisa se livrar de todo esse ninho que ele construiu no útero. E pra isso, as células de lá de dentro liberam a tal prostaglandina em grande quantidade. A função dessa substância é eliminar todo esse revestimento, e até aí tudo bem. O problema é que ela faz com que o útero fique se contraindo para ajudar nessa eliminação.

- Resultado cólicas. E como cada mulher libera uma quantidade de prostaglandina, o grau de dor é diferente.

No entanto, muitas mulheres não podem tomar antiinflamatórios ou pílulas anticoncepcionais. E esses dois tipos de medicamentos são os mais indicados quanto o assunto é cólica menstrual. Assim, só nos resta um aliado: os alimentos. Abaixo, saibam quais são as melhores opções para aliviar essa dor.

• Abuse de:

- Fibras: conhecidas por fazerem uma faxina no organismo, elas também ajudam a diminuir a dor. Isso porque alimentos com fibras auxiliam na eliminação do estrógeno em excesso no corpo. Com isso, as dores são menores.

-> A importância das fibras para a saúde

- Cálcio, magnésio e potássio: alimentos ricos nesses minerais também auxiliam na desintoxicação do organismo. Eles podem ser encontrados em: bananas, beterraba, couve, leite.

- Frutas: o intuito de incluir frutas é para saciar a vontade de comer doces que temos nesse período. Como elas só fazem bem ao organismo, pode comer à vontade. As mais indicadas são: manga, melão e abacaxi.

- Carnes brancas: é indicado que você coma apenas carnes brancas, pois o nível de colesterol delas é mais baixo.

- Hortaliças: só fazem bem também. Aposte em: cenoura, tomate e em folhas escuras(couve, agrião).

- Plantas: é melhor utilizá-las para fazer chá. Recomenda-se o consumo de: alecrim, alfavaca, boldo e camomila.

Ou seja: para que as suas dores não se intensifiquem, o ideal é que você controle sua dieta. Fuja de alimentos ricos em açúcares, gorduras e sal! Para que você não sofra tanto com as cólicas, procure intensificar a regularidade dos seus exercícios físicos uma semana antes de você menstruar.

-> Aprenda a se exercitar em casa, sem gastar dinheiro

Por mais que a vontade seja de ficar pra sempre deitada em posição fetal, saiba que alongamentos e caminhadas são bem-vindos para diminuir a dor. Para ajudar a melhorar a dor, é super indicado que você faça compressas quentes na região baixa do abdômen, pois elas ajudam a relaxar a musculatura uterina.

Se ainda assim sua dor não ceder, é indicado que você procure seu médico. Só ele tem como investigar e verificar se suas dores não estão relacionadas com algum problema mais sério. Ele também é o único que pode indicar uma outra linha de tratamento que seja adequada a você e as suas restrições. Do mais, nenhuma mulher é obrigada a sentir essas dores todo mês, certo?

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Menstruação atrasada, o que pode ser?
# Primeiros sintomas de gravidez
# Como saber que estou grávida?
# Os cuidados com a higiene íntima feminina

3 Comentários em Alimentos que ajudam na cólica menstrual
  • Kimberly disse:
    Eu tive minha primeira menstruação aos 13 anos, eu contei pra minha mãe normalmente, ela tratou normalmente, mas não parou de descer, no dia seguinte então, nem se fale, mas é normal, né…
  • keilany brandao silva disse:
    meu nome e keilany e eu to menstruada pela a primeira vez.
  • diailze disse:
    bom demaisssssssssssssssssss
  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Ser profundamente amado por alguém nos dá força; amar alguém profundamente nos dá coragem. Lao-Tse