10 dicas para esquecer um grande amor

Postado por

Não há receita para se esquecer um grande amor. Só o tempo para amenizar algo que foi tão importante em nossa vida e que acabamos perdendo. Mas vamos tentar certas dicas que poderão ajudar a diminuir o sofrimento daqueles que não conseguem esquecer alguém.

Esquecer um grande amor

1. Primeiro passo ao terminar um relacionamento

Ao saber que esse acabou, por em mente que, se a outra parte envolvida na relação não tinha por você o amor que você nutria por ela, jamais iria dar certo coisa alguma. Um bom relacionamento só existe na medida em que o sentimento é recíproco. Quando um dos dois decide por terminar a relação, mesmo amando ainda essa pessoa, aceite e nem tente questionar nada. Qualquer coisa assim só prolongará seu sofrimento.

2. Não fique questionando o porquê do fim

Essa é uma postura que acaba com o emocional de qualquer um e não leva à parte alguma. Na realidade, você nunca conseguirá saber o porquê de ter sido dispensada (o) por alguém com quem se relacionava. Se tudo parecia ir bem pra você, pode ter certeza que era só ilusão e que para o (a) outro (a), nada estava bem. Ninguém abre mão daquilo que lhe faz feliz, apenas um estava realmente amando e acabou.

3. Não fique procurando pela pessoa

Mesmo sofrendo e não aceitando o fim da relação, por mais que você ainda sinta a falta da pessoa amada, tente ser coerente e não fique forçando nenhuma barra. Isso não lhe trará nenhum benefício, muito menos a pessoa de volta. Essa atitude só judiará de você cada vez mais e fará com que baixe sua autoestima.

4. Dê um tempo para você

Ao sairmos de uma relação, ou sermos tirados dessa, ficamos fragilizados e carentes, muito vulneráveis a nos envolvermos com o (a) primeiro (a) que aparecer à nossa frente e nos der atenção. Cuidado! Você poderá cometer um risco muito grande de, não só sofrer novamente, mas de fazer com que outra pessoa sofra.

5. Não alimente sentimentos de vingança

Esse comportamento só empobrecerá o seu espírito já abatido. Erga a cabeça e siga em frente. Há muitas pessoas maravilhosas ao seu redor que poderão lhe fazer feliz. Dê uma chance a elas e a si mesma (o).

6. Evite frequentar lugares onde você sabe que irá ver a pessoa que ainda ama

Dar tempo ao tempo, às vezes demora mais do que imaginamos, por isso, enquanto você não estiver convicta (o) de que o outro (a) ainda lhe faz tremer e gelar ao vê-lo (a), não vá a lugares que costumavam ir e você sabe que, fatalmente irá encontrá-lo (a) lá. Agindo assim você estará sempre regredindo no processo de esquecer a pessoa.

7. Tente desligar do problema

Outra coisa que irá lhe favorecer no processo de esquecimento é evitar falar do assunto. Procure sair em grupo, de preferência com pessoas animadas, que só jogam conversa fora. Nesse momento são as que mais poderão lhe ajudar. Interaja com elas e suas palhaçadas, pois rir nessa hora é a melhor terapia possível.

8. Deligue-se do passado

Vá treinando sua mente a esquecer de tudo o que foi bom pra você junto com aquela pessoa. Jogue-a no baú do esquecimento para poder voltar a uma vida normal, sem sombras e sem ressentimentos. Você verá o quanto irá se sentir forte e, assim sendo, logo estará pronta (o) para outro relacionamento.

9. Lembre-se dele (a) como uma pessoa comum

Certamente que nunca será assim, mas tentando você poderá deixar de endeusar essa pessoa. Não há nada que o tempo não dê jeito. Outras pessoas chegarão em sua vida e mudarão todo o cenário e a história contida nela.

10. Dispa-se de coisas passadas

Para finalizar, uma dica imprescindível para esquecer quem você tanto amou e recomeçar sua vida amorosa: deixe o passado totalmente para trás. Não vá ao encontro de outro amor levando bagagens antigas e com elas recordações que só lhe farão mal. Viva o dia de hoje, pois presa (o) ao passado ninguém irá a lugar nenhum, muito menos a caminho da felicidade que tanto almejamos.

Por Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa
Foto: Thinkstock/GettyImages

Confira também

# Ciúmes, amor ou sentimento de posse?
# Como segurar um homem em um relacionamento

94 Comentários em 10 dicas para esquecer um grande amor
  • ri disse:
    eu achei uma namorada em um jogo habblet eu tenho uma namorada la mas quando minha mae fala que ela me ama eu falo para minha mae que eu amo ela mas eu penso depois na minha namorada e fico com uma conciencia na cbeça
  • Valcicleia disse:
    É vou tentar esssas dicas para ersquece-lo, só que te fazer uma pergunta e quando a pessoa que queremos esquecer trabalhar junto com a gente e todos os dias temos que dar de cara com ele?
  • ariane cristina disse:
    meu conselho e uma grande experiencia namorei um rapaz para tentar esquecer outro depois de 7 meses resolvi mudar de cidade e morar junto com ele para tentar esquecer um grande amor depois de 4 meses juntos resolvi ter uma filha para me ocupar a cabeça e ver se assim poderei esquece lo hoje com quase 7 anos juntos nao consegui esquece lo hoje eu o amo mais ainda e agora nao consigo sair desse relacionamento destalhes meu marido me ama nao o amo e apesar disso tenho uma filha que nao consegui ficar sem o pai e quando falo em separaçao ela disse que ela vai morar com pai
  • brunna disse:
    eu amo o filho do meu padrasto ii quero esquercelo mas e dificil eu vejo ele todo dia
  • Gabryelaa disse:
    O qe eu mais qero agora é esqecer um cara qe entrou na minha vida por causa de um simples beijo, ele não qer nada comigo mais eu o amo demais não sei como esqecer-lo.
  • Jéssika disse:
    Amo o pai domeu filho apezar de ter traido ele, queria esquece-lo de vez,como fasso??
  • Flávia disse:
    Conheci uma pessoa que a princípio achava que me amava,aliás ele foi o primeiro a me dizer “eu te amo”.Engraçado isso né?…descobrimos assim que palavras são só palavras.Mas em uma bela tarde de sábado onde pensava eu que td estava bem, ele me liga e sem mais nem menos me diz que quer terminar comigo porque pensamos diferentes e queríamos coisas diferentes.Confesso que de primeira não me caiu a ficha mas com o tempo vi que pensar nisso e mais ainda por alguém assim que me tinha em tão baixa estima só me dá motivos para respirar,absorver e continuar minha luta pela vida!
  • tony Muyongo disse:
    eu amo muito ela, mas tenho de esquece-la porque ela tem namorado.
    por favor me ajudem
  • bruna disse:
    meu ex me deixou,disse q queria cuidar da sua saude,q eu precisava de muita atençao..
    aiaiai nao concigo esqueser ele,ele e o munitor da minha escola!!
  • gil disse:
    Eu estou passando por momentto deficil.assim doi doi muito
  • nina disse:
    meu caso é pior,sou casada a 14 anos ,meu marido é ótimo ,mas me traiu ,eu o perdoei e resolvi lhe dar o troco,me envolvi com uma pessoa e acabei me apaixonando de uma forma intensa,ninguem nunca me tocou como ele,me sentia completa como mulher,mas só ñ larguei meu marido por 1 detalhe :o outro era mal-carater ao extremo ,como tempo se mostrou violento,ai eu resolvi deixa-lo e contar td para meu marido ,q me perdoou pelo erro,mas confesso que eu amo esse infeliz,gostaria de poder toca-lo novamente e isso me enlouquece ao ponto de eu ter q procurar ajuda psicológica,to melhorando,aos poucos ,acabei com essa relação doentia a 5 meses,mas as lembranças são um tormento,to fazendo de td ,até meditação,mas quando estou bem toca uma música,ou algo de quando estavamos juntos passa na tv,parece assombração mas espero u dia poder enterrar esse defunto logo.
  • Denis disse:
    Uma historia termina para outra começar.
  • ELTON disse:
    Como faço para esquecer um grande amor uma vez que a pessoa que eu estou totalmente envolvido trabalha na minha empresa.
  • dayse disse:
    como faço para esqueçe eu amo muito ele e ele começo namorar com outra menina,e eu estudo na mesma sala dele mais e agora oque faço já tentei de tudo mais não consigu para de amar ele!
  • jose carlos disse:
    no começo era so atraçao corporal depois foi virando sentimento ai agora nao consigo esquecela eu a amo muito!!!mas sou casado com uma mulher q e muito legal comigo.ta dificil pra mim eu quero ela mas estou inseguro de jogar o meu casamento pro alto e nao dar certo com ela!!!!
  • Nascimento disse:
    Sou casado ha 22 anos e deste relacionamento tenho dois filhos ja bem crescidos, sou apaixonado por minha esposa e em um dia desse durante um pequeno desentendimento ela me relatou que nada mais sentia por mim e que nao faria mais falta na vida dela, me senti traído, pois nunca havia me falado assim. depois deste fato ainda estamos juntos mas minha duvida é muito grande, apesar dela me relatar que nao deseja por fim o relacionamento, vejo com outros olhos, pois nao consigo mais ter aquela confiança nela de um amor seguro. Tenho um carinho muito especial por ela e meus planos foram sempre de envelhecermos juntos e assim um cuidar do outro com muito carinho, mais a esta altura nao sei mais o que fazer, vejo a cada dia que o relacionamento esta indo por agua abaixo.
  • caleça disse:
    nao aguento mais esta dor!!!!!
  • caleça disse:
    namorei 4 anos os meus amigo me diziom coisas dela eu nunca acreditei ele dizia que era mentira agora admitio tudo me adava a trair e que ja nao gostava de mim!!!! agora to sozinho nao paro de pençar nela to sempre a crusar com ela e com o novo namorado!!a dor é muito grande nao sei o que fazer
  • rudinei disse:
    fui traido 1 vez e perdoei e na 2 vez ñ pude perdoar mas ainda sinto muita falta dela que eu fasso ja fasem 16 dias e essa falta dela ñ passa
  • val disse:
    nao consigo es quecer um ex amor
  • danieli disse:
    intão pessoal só de pesar q devo o esqueçer eu choro de tristeza essa garoto nós sofremos muito juntos enfrentamos a mae dele mas não adianto fiz de td para o agrada não conseguir u só queria ter ele do meu lado ainda agora q estou gravida sofro mt sem elee ..e tem mas sinto amor e odio ao msm tempo dele pq dizia ele q me amava mal acabamos de terminar faz uma semana ele já está com outra preçiso esqueçer de uma vez por toda num quero mas sofre por alguem q mal sabe ama ;(
  • elaine disse:
    eu conheci um homem que era mal casado,sofria muito em seu casamento ele quis largar tudo para ficar comigo,o conheci pela net a uns 10 anos atraz,nos envolvemos,ele si apoixonou por mim,mas na epoca eu era apaixonada por um outro homenm que nao queria nada comigo,esse tempo todo tinhamos um contato esporadico,ate que um belo dia ele mandou uma msg que mexeu comigo.nos encontramos depois de quase 8 anos,ficamos juntos e agora eu esto apaoixonada por ele mas ele diz que agora só sente amizade por mim,porque eu matei o amor que ele tinha por mim,eu estou arrazada,eu digo que si ele quis si vingar de mim a vingança saiu perfeita porque ja faz 6 meses que nao o vejo e nao consigo esquecelo e agora descobri que ele está com outra mulher
  • Natasha disse:
    Eu amo um homem ha 12anos nao consigo esquqcer ate hoje,mesmo tentando nao consigo,ate tentei casar com outro pra esquecer tudo mas nada, sera que e uma doenca?tanto amor assimo por alguem?
  • Renata disse:
    Essas dicas sao realmente muito boas desde que sejam seguidas corretamente. caso contrario pode haver uma recaida.
  • Anónimo disse:
    Nao o consigo mesmo esquecer, ele foi muito importante, eu quero-o de volta :’c ! Preciso dele ..
  • muito legal essas dicas disse:
    eu ja passei por momentos assim mais gracas adeus superei… ou acho q superei acho q sou felez
  • Vera disse:
    Descobri que meu companheiro me traia. A amante colocou as fotos na internet dos dois. Ele diz que acabou, são fotos antigas.Levou uma época que ele só me inferiorizava, cheguei a parar no neurologista. Hoje vejo que ele que é tudo aquilo, e falo pra ele. Ela vive ligando p ele. Em alguns momentos ele me trata mal me faz sofrer muito. Tentei perdoar. Ele me afastou da minha familia. E diz que vai me matar se me vê com outro. Sai de casa, voltei para minha familia. Tenho medo.
  • Deixe seu comentário: