Responsive image

Saiba como limpar sua casa de forma organizada

Saiba como limpar sua casa de forma organizada

Muita gente acha que a limpeza da casa começa por retirar tudo do lugar como se estivesse levantando mudança. Tudo bem para os que pensam assim, mas existem meios bem menos cansativos que esse, os quais resultam numa faxina mais organizada. Vamos a eles.

Em primeiro lugar estabeleça metas

Se você pretende limpar toda casa, comece por fazê-lo limpando um cômodo de cada vez. Retirar toda mobília do lugar ao mesmo tempo, só gera bagunça e transtornos.

Mexa apenas no ambiente onde você está fazendo a limpeza

Caso goste de retirar alguns móveis ou tapetes do lugar, faça isso, mas reponha-os logo em seguida, quando o piso já estiver limpo. Aliás, comece por limpar o tapete com um aspirador de pó ou vassoura mesmo, assim, ao voltá-lo para o piso, ele também já estará limpo. Aí é só ajeitá-lo e continuar faxinando. Ideal que se retire o pó dos móveis antes da limpeza do chão.

Terminada a arrumação nesse cômodo passe para o outro

Mas certifique-se de que tudo está no seu devido lugar. Inclusive passe uma vista de olhos nos quadros das paredes, nas cortinas, enfim, uma visão geral de como ficou o ambiente. Feche a porta e siga para o outro espaço a ser limpo.

Nesse segundo ambiente você irá proceder da mesma maneira que no primeiro

Só que agora você já sabe que sua tarefa já tem uma porcentagem cumprida. O Fechar a porta do cômodo já limpo, servirá como marco do que já foi feito e do que resta fazer.

Quanto menos remoção de objetos você fizer 

Melhor para seu desempenho e corrida contra o relógio. Sem contar que no arrasta-arrasta das coisas, você pode acabar quebrando ou danificando móveis e objetos. O mesmo também poderá ocorrer com o piso: esse sempre acabará sofrendo arranhões ou adquirindo marcas que muitas vezes não sairão mais, dependendo do material do mesmo.

Partindo para o terceiro ambiente

Você nem está tão cansada e sabe que a tarefa está seguindo em frente com bom resultado. Pelo fato de estar tudo no lugar, nem parece que a casa está sendo faxinada e assim, caso chegue alguém de surpresa ou você precise ausentar-se por algum motivo, basta fechar a mesma e sair. Tudo está no seu devido lugar.

Retomando o serviço: com esses cuidados com a organização, você sempre saberá onde parou e de onde deverá recomeçar. Quando menos esperar você terá sua casa totalmente limpa e organizada. Passe qualquer produto aromatizante no local e o mesmo ficará com cheirinho de casa limpa e nova. Sem tumultuar nada você acaba por executar uma tarefa que a maioria das mulheres acha chata, mas que com criatividade você pode fazer sem cansar-se muito e até acabar gostando.

O que usar e como usar na limpeza de certos objetos e do piso

Em primeiro lugar você terá que examinar o material do objeto, se esse é liso, poroso, de madeira, enfim, certos cuidados para não danificá-lo. Sempre que possível, o melhor é passar, com um pano macio, um limpa-móveis mesmo, pois esses vão bem até na limpeza de determinados vidros e louças.

Quanto ao piso, você fará como na mobília. Caso seja piso frio, um rodo e um bom pano úmido, junto a um produto de sua confiança, fará com que esse fique limpinho e com aspecto renovado. Se for carpete de madeira, você só mudará o tipo do produto a ser usado.

-> Como tirar manchas do box de vidro
-> Como limpar janelas e vidros

Dica para a limpeza dos tapetes

- Coloque umas três colheres de sopa de vinagre branco num recipiente com água.

- Mergulhe um pano limpo nessa mistura e em seguida passe em seus tapetes.

- Facilita a remoção de sujeiras, de manchas fáceis de sair e reavivará as cores dos mesmos.

Muito importante: sempre preparar a base a ser limpa, ou seja, comece por remover a poeira do local, pois essa é inevitável, mas fácil de ser dominada em curto prazo de tempo. O mais indicado é sempre fazer com um aspirador de pó.

Por Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa
Foto: Reprodução

Confira também

# Como facilitar a limpeza de panelas
# Dicas de como deixar o guarda-roupas em ordem

2 Comentários em Saiba como limpar sua casa de forma organizada
  • anna clara disse:
    adorei as dicas e fui a primeira a posta recados sigui as dicas e a minha casa ficou limpinha ta bjs
  • lucia mortagua disse:
    obrigada pelas dica vou tentar , tava entrando em desespero e nao sabia como começar bjs
  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Ser profundamente amado por alguém nos dá força; amar alguém profundamente nos dá coragem. Lao-Tse