Os riscos dos bronzeadores caseiros

Os riscos dos bronzeadores caseiros

É só chegar o verão e muita gente já pensa em ficar bronzeada e com uma marquinha de biquíni digna de ser exibida. Mas muita gente, na ânsia de “mudar” de cor, acaba se esquecendo de colocar proteção em primeiro.

Câncer e o Sol

Existe um certo mito de que o câncer de pele é o mais fraco dentre a enorme gama de câncer que podemos ter. Você sabia que mais de 4 mil brasileiros morrem todos os anos em decorrência do câncer de pele?

Sim, moramos em um país tropical. O Sol brilha forte e nossas praias são lindas. Acontece que quanto maior a exposição ao Sol, maiores são as chances de você desenvolver o câncer de pele. Felizmente existe cura na maioria dos casos. Só que não podemos prever como nosso corpo reagirá.

Geneticamente falando, pessoas de pele, cabelo e olhos mais claros estão mais propensas a contrair essa enfermidade. Assim, elas devem ter atenção redobrada diante de sinais como pintas que começam a ficar com bordas irregulares e cores diferentes. Estes são os principais indícios do melanoma, tipo mais comum da doença.

Ao passar mais tempo no Sol (e principalmente nos horários em que os raios estão mais fortes) e sem a devida proteção, é como se nossa pele fosse bombardeada com uma radiação constante e altamente prejudicial.

-> Saiba como escolher um bom protetor solar

Tomar Sol é ruim, então?

Não, pelo contrário! Nosso corpo só metaboliza a vitamina D (que atua na absorção do cálcio) quando nos expomos aos raios solares. Mas é preciso saber tomar Sol.

As dicas são:

– Durante dias comuns, passe protetor solar no rosto e em áreas que ficarão expostas, como braços, mãos e pescoço.

– Ao tomar Sol, dê preferência pelos horários em que ele não está tão forte. Seria das 8h às 10h e depois das 16h.

– Reaplique o protetor a cada 40 minutos mesmo que você não tenha entrado na água.

– Consuma bastantes líquidos para evitar que seu corpo fique desidratado.

– Segundo recomendação médica, podemos ficar no máximo 1 hora tomando Sol.

Você não vai conseguir o bronze ideal em apenas 1 dia. Tenha paciência! Tomar Sol todos os dias conforme a lista acima é o segredo de um bronzeado saudável. Desse modo, sua pele ficará acostumada e será lentamente bronzeada.

Os vilões do bronze

Você já deve ter ouvido falar em receitas caseiras de óleos bronzeadores. Não caia nessa! Ao invés de uma cor dourada, você pode ganhar queimaduras de até 2º grau, e ficar com cicatrizes e manchas para sempre.

As mais comuns são as que contêm folhas de figo e óleo de urucum. Ambas prometem acelerar o bronzeado, quando na verdade, aceleram as queimaduras que o Sol fará em sua pele.

Portanto, é besteira querer ficar bronzeada a partir de métodos caseiros e supostamente baratos, uma vez que, como diz o ditado, “o barato sai caro”. Por mais naturais que esses óleos sejam, eles também trazem consigo substâncias que ocasionam queimaduras, bolhas e manchas. E isso não é nada bonito.

O que fazer, então?

Se você quer realmente ficar bronzeada, o processo deve começar 1 mês antes da sua real exposição ao Sol. Comece por se alimentar de frutas e legumes que contenham betacaroteno. Entre eles, podemos listar: beterraba, laranja, cenoura, mamão, manga, melão.

-> Dicas para uma alimentação saudável no verão

Porém, ao contrário do que muita gente pensa, o betacaroteno não estimula a produção de melanina(pigmento que dá cor à nossa pele). Ele simplesmente se transforma em vitamina A, estimulando o crescimento e renovação celular. E isso é fundamental para um bronze saudável.

-> Como garantir um bronzeado bonito neste verão

– O segredo é: tomar Sol corretamente, abusar do protetor solar, comer os alimentos certos e hidratar-se bastante. Se ainda assim você não fica bronzeada de jeito nenhum, valorize o seu tom branquinho e proteja-se do Sol!

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Dicas para proteger seu cabelo no verão
# Dicas para emagrecer com sáude neste verão
# Como arrumar uma mala de viagem
# Como garantir um bronzeado bonito neste verão

Seja o primeiro a comentar em Os riscos dos bronzeadores caseiros

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Loading...
Publicidade

Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! Sigmund Freud