Erros mais comuns de quem encara a academia

Erros mais comuns de quem encara a academia

Já é fevereiro e nada de você começar a cumprir as resoluções feitas no Ano-Novo. Decidiu perder peso e se matriculou numa academia? Atenção: não queira obter resultados rápidos, pois se acabar numa academia pode fazer mais mal do que bem.

Na ânsia de querer um corpo definido e uma barriga sarada, muitos mitos foram criados em torno disso. As pessoas precisam entender que para se perder peso de maneira eficaz (fazendo com que eles não voltem depois) ou ganhar músculos, é preciso mudar alguns hábitos alimentares e fazer atividades sob a supervisão de um profissional.

Portanto, antes de se matricular e começar a malhar, leve em conta os itens da lista abaixo e aprenda a se exercitar de maneira correta:

• Escolha da academia

Escolha da academia

Pode parecer besteira, mas academia não é tudo igual. Você deve levar em conta a distância entre ela e sua casa ou seu local de trabalho, e quanto tempo você leva para chegar até ela. Dê preferência àquelas que dão pra ir andando, assim você já dá uma aquecida no corpo antes mesmo de chegar.

– Compare preços, verifique se os profissionais são qualificados e opte por aquela que mais trouxer benefícios.

• Alimentação

Alimentação

Não adianta nada suar a camisa na academia e chegar em casa e se acabar em bolachas, refrigerantes e salgadinhos. A escolha por uma alimentação rica em fibras, vegetais e frutas é essencial se você quiser um corpo saudável por dentro e por fora. Não é fácil mudar de uma hora pra outra, então comece devagar.

Um erro comum é ir à academia de estômago vazio. Muita gente acredita que assim elas perderão peso mais rápido. Antes de malhar, coma uma fruta (banana, por exemplo) ou barrinhas de cereal. Se você acabou de almoçar ou jantar, espere pelo menos 2h antes de fazer exercícios.

– Alongamento sempre! É um erro achar que alongar-se é dispensável. Porém, seu corpo precisa entender que está prestes a queimar calorias, e não se pode partir da inércia para um exercício rápido de uma hora pra outra. Com a ajuda de um profissional da academia, alongue braços e pernas para você não sofrer de possíveis lesões em músculos e tendões.

– Roupas adequadas e fresquinhas. Esqueça a ideia de colocar várias camadas de roupas para você suar mais e perder mais calorias. Desse jeito você perderá apenas água, não gordura. Escolha por peças que permitirão os movimentos e que não te impeçam de suar.

– Treinar demais e de maneira errada também acontece bastante. Normalmente, ao nos matricularmos numa academia, um profissional monta o nosso treino de acordo com nossas necessidades iniciais. Desse modo, não queira fazer exercícios a mais, ou pegar pesos mais pesados logo no início. Se você sentir que seu corpo se adaptou aos treino, fale com o profissional e peça que ele altere os exercícios e as cargas.

– Respeite seu próprio corpo e saiba quando parar. Forçar os seus limites nos primeiros três meses pode acarretar em dores e lesões mais sérias. Malhar bem não significa malhar demais.

A qualidade do seu treino vale mais do que a quantidade. Porém, se você quer resultados reais, não adianta frequentar a academia uma vez por semana. É importante manter uma certa rotina, definir o horário em que você irá malhar e só mudá-lo caso haja necessidade, como viagens ou outros compromissos.

– Trace objetivos e seja realista com eles. Se você tem dificuldade em perder peso ou muitas vezes a preguiça de ir malhar fala mais alto, procure por amigos que topem fazer academia com você. Peça a colaboração de familiares, para que eles entendam quando você negar um happy-hour ou um churrasquinho no domingo. É aquele velho ditado: “no pain, no gain”( “sem dor, sem ganho”).

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Dicas para emagrecer com saúde neste verão
# Como eliminar a barriga indesejável?
# Aprenda a se exercitar em casa, sem gastar dinheiro

5 Comentários em Erros mais comuns de quem encara a academia
  • Concordo plenamente.
    Gostei muito da matéria e vou deixar um link no meu blog para as minhas leitoras também!!
    Bjks e fica o convite para conhecerem meu blog.
    Vou amar a visita!

  • will disse:

    O novo estudo já comprovou que alongamento não traz beneficio algum e ainda pode reduzir a potencia do músculo. Nem os fisioculturistas fazem alongamento.

    • Frederico disse:

      Exatamente isso que eu ia falar. No máximo você faz uma serie a mais do exercício a ser executado, porém com carga baixa.

      Estou vendo que aqui estão falando sobre mito dos mitos kkkk… Bora se atualizar!

  • blablabla disse:

    Isso mesmo!! E não adianta se entupir de comer e depois dizer, depois entro na academia e queimo tudo. O resultado é demorado e dificil. E se nao tiver moticação e foco, pior ainda!! Lembrando que tambem, a academia é apenas um complento para a boa forma e que o resultado tambem depende muito da dieta, especialmente se o objetivo for secar. Entao vai a dica: Se vc acha que está um pouquinho fora de forma, e quer estar super em forma para o proximo reveillon, ja pode comecar a treinar hj mesmo.

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    Tão bom morrer de amor e continuar vivendo. Mario Quintana