Cuidados ao se bronzear nesse verão

Cuidados ao se bronzear

O verão chega e você percebe o quão branquinha está. E então, você corre para o Sol e fica tostando durante o dia inteiro. O resultado não será um bronze impecável, mas uma baita duma insolação.

Para se bronzear de modo saudável, é preciso seguir alguns cuidados. Médicos, no entanto, alertam dizendo que não existe bronzeamento saudável. Para muitos deles, é como se nossa pele nunca se esquecesse dos efeitos nocivos do Sol, como o envelhecimento precoce e o câncer de pele.

Portanto, antes de ficar horas no Sol, consulte um médico de confiança para que ele lhe indique o protetor solar mais adequado a sua pele.

Mesmo para as pessoas que já estão acostumadas a pegarem uma corzinha, o ideal é não abusar. Confira a lista abaixo com dicas e truques para se bronzear de modo consciente:

Queimar é diferente de bronzear

As pessoas acham que para ficarem bronzeadas, elas precisam ficar necessariamente queimadas. Claro que o processo de bronzeamento é considerado uma agressão à pele, mas existe uma diferença. Uma pele queimada é caracterizada pelo ardor, pela tom avermelhado e pelo aparecimento de manchas. Já o bronzeamento implica na aquisição de um tom acima do seu tom de pele natural, e não há ardor localizado.

Hora marcada

Para se bronzear sem se queimar, existem os períodos certos. Evite o Sol entre as 10h e 16h. Nesse período, a incidência dos raios ultravioleta B é maior. Ele é o responsável pelas famosas queimaduras solares, o envelhecimento precoce e o câncer de pele.

Tempo e freqüência

Não adianta ter pressa para se bronzear. O bronzeado perfeito é adquirido durante meses e até anos. Para isso, precisamos tomar Sol todos os dias, durante 30 minutos ou apenas nos horários indicados acima. Assim, nossa pele se acostuma e vai lentamente se bronzeando. Querer ficar dourada do dia pra noite é ilusão.

Proteção adequada

No período mais crítico, evite ficar no Sol. Procure ficar embaixo de guarda-sóis ou em barracas que sejam feitas de lona ou algodão, já que elas são capazes de absorver 50% da radiação ultravioleta. O uso de vestidos ou camisetas também é indicado, bem como chapéus, bonés e óculos escuros. Mesmo que você não tenha entrado em contato com a água, seja ela salina ou doce, o recomendável é que o protetor seja reaplicado a cada 2 horas.

-> Saiba como escolher um bom protetor solar

O fator de proteção, para as pessoas de pele, olhos e cabelos mais claros deve ser de no mínimo 30. Você pode ser perguntar “mas dá pra se bronzear se eu estiver com protetor na pele?”, e a resposta é SIM. Não é porque você passou protetor que uma camada de cimento se formou no seu corpo. Ao passar protetor solar, você apenas ameniza os efeitos dos raios solares, mas ainda assim, eles conseguem passar. Sua pele irá absorver os raios, mas não ficará tão prejudicada. E ao fazer isso, seu bronzeamento será de forma gradual.

Prepare-se antes

Especialistas no assunto ensinam: um mês antes de encarar praias, clubes e piscinas, consuma alimentos ricos em betacaroteno. Ele é um dos responsáveis pela síntese de melanina, pigmento que dá cor a nossa pele.

Exemplos: couve, laranja, cenoura, mamão, abóbora, espinafre, rúcula. Não se esqueça também de aumentar o consumo de água e sucos, pois eles manterão sua pele hidratada.

Dica: alguns dias antes de ir à praia/piscina, faça uma esfoliação no seu corpo e rosto. Assim, você eliminará as células mortas, o que facilitará a manutenção do bronze.

Seguindo estas dicas e ficando no Sol de modo correto, você certamente irá adquirir uma corzinha! E o melhor ainda: sem bolhas, manchas e vermelhidão.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Foto: Reprodução

Confira também

# Dicas para proteger seu cabelo no verão
# Dicas para emagrecer com sáude neste verão
# Como arrumar uma mala de viagem
# Como garantir um bronzeado bonito neste verão

Loading...
1 Comentário em Cuidados ao se bronzear nesse verão
  • É muito difícil conseguir o bronzeado com saúde para pele, ótimas dicas! Alguma sugestão de sunga para uma marquinha?

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    Não espere o futuro mudar tua vida, porque o futuro é a consequência do presente... Racionais Mc's