Responsive image

Como tirar manchas da roupa

Como tirar manchas da roupa

Sabe aquela roupa que você adora usar, porque tem um ótimo caimento em seu corpo, e por algum motivo é manchada?

Não há motivos para se preocupar ou jogá-la fora caso isso aconteça. Há diversos métodos para os mais variados tipos de manchas, até mesmo aquelas que parecem mais difíceis de serem removidas, como produtos específicos vendidos no mercado ou soluções caseiras, muitas vezes com receitas encontradas na própria internet.

Seguindo alguns passos e fazendo a remoção da mancha imediatamente, você com certeza terá um resultado excelente:

• Manchas acidentais:

Mancha na roupa

Quando algo cai sobre o tecido acidentalmente, o primeiro passo é lavar a peça no mesmo instante, para que a mancha não seque ou fique muito tempo em contato com o tecido, dificultando sua limpeza. Com esse cuidado você evita que a sujeira se instale muito nas fibras do tecido e sua remoção seja mais agressiva, causando danos à sua roupa.

É preciso também tomar cuidado com alguns produtos que são aconselhados para a remoção de manchas, mas prejudicam ainda mais a peça, assim como alvejantes, que não podem ser utilizados em tecidos coloridos.

• O que não deve ser usado

O que não deve ser usado

Até mesmo na remoção de manchas há alguns produtos utilizados que não resolvem o problema, são apenas mitos. Um deles é a pasta de dente, que ao invés de limpar, acaba piorando a situação, ao deixar o local da mancha amarelado. Outro produto é a água sanitária, que se usada em maior quantidade que a indicada, também causa esse amarelado na roupa, além de deixar o tecido mais fino.

• Manchas mais difíceis

Manchas mais difíceis

Não é necessário um arsenal de produtos para tirar aquelas manchas mais complicadas. O simples uso de água quente com alguns produtos já resolve o problema.

O bicabornato de sódio também pode ser usado nas roupas. Ao entrar em contato com a sujeira ele irá formar bolinhas, que nada mais são que o resultado da reação química de seus gases, que soltam essa sujeira.

• Como remover manchas específicas

Como remover manchas específicas

O sal é um dos produtos que ajudam a tirar muitos tipos de manchas dos tecidos. É possível também passá-lo nas áreas afetadas, antes da utilização de outro produto, para que a remoção seja facilitada.

Outros produtos são recomendados apenas para determinadas manchas, e se usados de forma incorreta, podem piorar ainda mais a situação:

- Café

A remoção de manchas de café é bem simples: basta lavar a roupa com água morna e glicerina;

- Ferrugem

Se a sua roupa ficou com marca de ferrugem, em menor ou maior escala, você vai precisar colocar sal sobre a mancha, pingar gotas de limão em cima e colocar a roupa para secar no sol. Feito isso, é só lavar que o tecido ficará limpo.

- Caneta esferográfica

Bastante comum, ainda mais nas roupas das crianças, essa mancha sai se você esfregar a área com leite azedo ou a mistura de leite com vinagre. O álcool também pode ser usado, obtendo o mesmo resultado.

- Gorduras

Há duas formas de remover as gorduras. Você pode colocar um papel absorvente embaixo do local afetado e passar o tecido com ferro bem quente, ou então aplicar talco sobre a área, deixar por 12 horas e depois escovar o local.

- Graxa

A graxa também sai com certa facilidade se você colocar margarina vegetal na mancha e deixá-la ali por alguns minutos. Depois é só lavar e a sujeira terá ido embora.

- Esmalte

Assim como removemos o esmalte das unhas com acetona, ele pode ser removido dos tecidos dessa mesma forma. Porém, você não deve utilizá-la para tirar manchas de esmalte em plásticos.

- Sangue

Não é raro você sujar algum tecido com sangue, por qualquer acidente que seja. Nesses casos, a utilização do volume 20 da água oxigenada é o mais indicado. Lembre-se que é preciso misturá-la com água, e o cálculo é simples: para uma parte da solução, mistura mais nove partes de água e então aplique na mancha. Depois é só lavar.

- Vinho tinto

Sabe aquela cena clássica em que o vinho tinto cai sobre uma peça de roupa claro, causando o maior transtorno? Não é preciso achar que a mancha ficará ali pra sempre. Para recuperá-la, coloque a roupa dentro de uma vasilha com leite, ferva tudo e deixe de molho até que a mancha desapareça.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Como decorar a casa sem gastar muito
# Como facilitar a limpeza de panelas
# Como retirar tinta de cabelo da pele
# Dicas de como deixar o guarda-roupas em ordem

5 Comentários em Como tirar manchas da roupa
  • jeferson disse:
    mesmo não sendo dona de casa, rsrsrs, gostei muito do site, otimas informações até para os homens que moram sozinhos, e outros que querem impressionar suas esposas, continuem assim, foi de muita ajuda valeu.
  • Giovane disse:
    Deixei cair minha camiseta branca em um chão sujo, como faço para retirar a mancha?
  • anna disse:
    muito bom rsrsrs gostei muito os donos estao de parabens bom ajudou de mais mais quero tirar manchas do meu armario como fasso???
  • larissa poly disse:
    legal gostei mt bom e Anna seu comentario esta mesmo de acordo esse site e mt bommmmm parabens aos donos e que continuem assim gentiih olha vcs tem pagina ou outra conta quero receber dicas em my tlelefonnih mais quero tirar manchas de gordura da minha TV e de meu garda ropa
  • vera lucia cardoso de campos disse:
    como tiro mancha de tinta guache de uma calça jeans
  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    A ironia é a expressão mais perfeita do pensamento. Florbela Espanca