Responsive image

Como desentupir o vaso sanitário

Não são raros os casos em que nos deparamos com nosso vaso sanitário entupido, seja por uma pressão fraca da descarga, entupimento com papel higiênico e outros objetos jogados ou alguma outra situação.

Desentupir vaso

Nessas horas apertar a descarga diversas vezes não traz muito resultado e pode até mesmo piorar tudo, caso a água suba demais e comece a cair no chão.

Por mais que a situação pareça desesperadora, não é preciso chamar um encanador ou outro profissional que possa realizar o serviço para desentupir o vaso. Com alguns procedimentos simples você mesmo pode resolver o problema:

Desentupidor

A forma mais fácil de desobstruir a passagem de água do vaso sanitário é utilizando um desentupidor. Mas antes disso você deve se certificar de que há água o suficiente para que a sucção seja feita de forma correta. Você pode optar por dois tipos de desentupidor: um com forma arredondada, especial para vasos, e outros com uma espécie de cabeça projetada, utilizado no banheiro.

Método caseiro

Há também um método caseiro, que precisa de folhas de jornal e uma sacola plástica.

- O primeiro passo é abrir apenas a tampa do vaso sanitário, deixando o assento abaixado.

- Depois disso, cubra toda a superfície com uma sacola plástica e coloque jornal por cima, cobrindo a área toda também.

- Feito isso, abaixe a tampa, certifique-se de que não há abertura alguma para que o ar entre ou saia do vaso e puxe a descarga.

O que ocorre no momento que você puxa a descarga é que o ar não tem outra saída a não ser seguir o fluxo da água, que juntos irão empurrar para frente o que quer que esteja bloqueando a passagem. Esse é um dos melhores métodos para que o vaso sanitário seja desentupido.

Outras alternativas

Caso nenhuma das tentativas acima tenham resultado, é possível recorrer à soda cáustica, tomando o devido cuidado para que ela não entre em contato com sua pele e cause queimaduras e corrosão.

- A solução é simples: jogue um saco inteiro de 250g dentro do vaso sanitário, derramando logo em seguida um pouco de água quente. Feito isso, a soda começará a ferver e qualquer substância que esteja bloquando a passagem da água será derretida. Lembre-se que esse método não pode ser utilizado frequentemente. Como a soda cáustica é muito forte, você corre o risco de que os canos fiquem enfraquecidos e rompam no futuro.

Na falta da soda cáustica, ou caso tenha receio de utilizá-la, você pode substituí-la por Coca- Cola, que é composta por ácido fosfórico. Você deverá derramar uma garrafa cheia de 2L no vaso sanitário e em seguida puxar a descarga, eliminando o obstáculo que impedia a passagem da água.

Para menores danos, você pode simplesmente ferver um pouco de água e jogar no vaso sanitário até que ele desentupa. A ação é eficiente, porém pode levar um tempo até que a água consiga liberar a passagem pelo cano.

Se você tentou todos esses métodos e mesmo assim ainda há algo impedindo a passagem da água em seu vaso sanitário, não há outra saída: você terá que contratar um serviço especializado, como uma desentupidora autorizada, para que eles resolvam o problema.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Foto: Reprodução

Confira também

# Como facilitar a limpeza de panelas
# Como retirar tinta de cabelo da pele
# Dicas de como deixar o guarda-roupas em ordem

15 Comentários em Como desentupir o vaso sanitário
  • Laura disse:
    Excelente seu post! Esses problemas aparecem nos momentos mais inoportunos! E com certeza, a melhor dica é prevenir!
  • Jessica Menezes disse:
    Caral@#$% vc foi nossa salvação jessica e brenda agradeceem.
  • Putz, não é que funciona mesmo… Quem tem criança em casa tem q saber deste truque. Fechei o vaso com filme plástico, depois coloquei o jornal, fechei a tampa, subi e dei descarga. Na segunda funcionou!
  • Rita Cassia disse:
    Fiz o processo para desentupir o vaso sanitário, vedando o vaso sanitário com rolopac ao invés de saco plastico e funcionou perfeitamente, tiro e queda, como se diz popularmente. Obrigada pelos ensinamentos.
  • Você me salvou! Mas como não tinha jornal coloquei toalhas molhadas, deu super certo, obrigada!
  • Rachel disse:
    Nossa!!! Funciona mesmo! Eu já tava desesperada às 22:00 da noite! Me salvou!
  • CLAUDIO disse:
    O MÉTODO DA VEDAÇÃO FUNCINOU COMIGO! VEDEI O VASO COM DOIS SACOS DE LIXO, SENTEI EM CIMA DA TAMPA E DEI DESCARGA! VALEU PELA DICA!
  • jaiane berti disse:
    funcionol mesmo obrigado pela dica do saco plastico..
  • valeria leal disse:
    Não deu certo com o 1. tópico vou tentar sóda caustica rsrsr
  • Rikardo disse:
    Incrível!!! Vedei a borda,entre a tampa e o assento com duas camadas de plástico..sentei em cima da tampa. Na segunda descarga foi!!! Maravilha
  • Xande Cagao disse:
    A do pastlico vedando a boca do vaso funcionou, recomendo
  • Michelle disse:
    Nossa deu super certo,mas antes tentei com a Garrafa pet ai começou a desentupir e terminou com o saco plastico e o jornal,nemmmmmmmm acredito
    Obrigado pela dica valiosa
    Bjos
  • Thiago disse:
    Vlw. Um saco de lixo embaixo do assento e um entre o assento e a tampa resolveram meu problema. abraço
  • Silvania disse:
    Comigo isso não funcionou,eu gostaria de fazer o outro do jornal eu naõ entendi ,por favor explique melhor!
  • Deixe seu comentário:





    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    É um amor pobre aquele que se pode medir. William Shakespeare
    filme online seriale online costume de baie filme porno