Anticoncepcional engorda? Mitos, verdades e recomendações

Postado por

Anticoncepcional engorda

As pílulas contraceptivas estão no mercado há cerca de trinta e cinco anos e calcula-se que mais de noventa milhões de mulheres fazem uso dela para evitar a gravidez. Quando bem ministrada, com acompanhamento médico, as mesmas não oferecem riscos nenhum à saúde da mulher, pelo contrário, pois as mesmas ajudam a regular o ciclo menstrual, assim como podem também, reduzir os níveis sanguíneos de androgênios e, dessa forma, podem colaborar para diminuir a gravidade da acne.

Dizer que o uso de pílula anticoncepcional engorda

Isso não é verdade, pois uma pesquisa realizada entre 128 mulheres usuárias de pílulas anticoncepcionais mostrou que 72% das mesmas não teve alteração no peso. As mesmas fizeram essa experiência durante um período de quatro meses.

Anticoncepcional faz mal para o cabelo

Grande mito, pois não existe nenhuma evidência específica que comprove este fato.

Mudança no humor

Essa pode acontecer sim, mas somente no início, quando pode ocorrer sintomas de náuseas, sangramentos vaginais e depressão, efeitos colaterais que certamente passarão após alguns meses. Varia muito de organismo para organismo.

Aparecimento de varizes

Por possuírem diversos efeitos sobre o sistema cardiovascular, é possível sim que aconteça o aparecimento de varizes, mas nada foi confirmado até o momento.

Ausência de cólicas menstruais

A dismenorréia, ou seja, a menstruação dolorosa tende a desaparecer quando a mulher faz uso de anticoncepcional oral, pois essas deixam de ovular. Ponto a favor da pílula que diminui em 70 a 80% os casos de dismenorréia. Ao suspender o uso da pílula, as mulheres podem voltar a sentir a mesma intensidade de dor que apresentavam antes do seu uso.

Contraceptivo causa infertilidade?

Sim, é verdade que a mulher que toma contraceptivo demora mais a engravidar quando para com o uso da mesma, mais do que as que fazem uso de outros contraceptivos. Mas nada que possa ser considerado como um prejuízo da fertilidade como um todo.

Qual o risco de câncer de mama e útero em mulheres que usam pílulas

O risco de câncer de mama é praticamente o mesmo entre mulheres que fazem uso de pílulas e as não usuárias. Nos tumores malígnos do endométrio e do ovário, ao contrário do que se pensa, a pílula exerce um efeito protetor. As usuárias de pílulas contraceptivas apresentam metade do risco de câncer de endométrio e ovário que as não usuárias.

E quando a mulher não se adapta à pílula

Ficar trocando frequentemente de anticoncepcionais não é a melhor estratégia a ser usada. A troca deve ser feita apenas com recomendação médica, pois os sintomas indesejáveis do início, como náuseas, dor de cabeça, retenção de líquidos, tendem a desaparecer nos meses seguintes.

A pílula pode aumentar a celulite

Indiretamente sim, porque a celulite tem uma relação direta com a retenção de líquido no organismo e esse é um dos efeitos colaterais de alguns tipos de anticoncepcionais. Quando você está inchada, a circulação fica prejudicada a com isso a eliminação de toxinas também, o que favorece o aparecimento da celulite.

Esclarecendo os mitos e as verdades

Algumas pessoas se preocupam com a diminuição da libido ao tomar anticoncepcionais que possuem hormônios, mas estudos mostram que não. Algumas mulheres apresentam um grande aumento do desejo sexual, talvez pelo fato de sentirem-se seguras diante de uma possível gravidez. Enfim, o uso de pílulas anticoncepcionais como podem ver, trazem mais efeitos positivos que negativos, o que pode fazer com que muitas mulheres desfaçam-se do medo de usá-las.

Por Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa
Foto: Reprodução

Confira também

# Como usar pílula anticoncepcional
# Informações sobre a pílula do dia seguinte
# Menstruação atrasada, o que pode ser?
# [Guia Adolescente] – Posso estar grávida?
# [Guia Adolescente] – Gravidez na adolescência

6 Comentários em Anticoncepcional engorda? Mitos, verdades e recomendações
  • sandra disse:
    achava que anticonsepcional fazia crecer o cabelo. loucura né?
  • Cintra disse:
    Se não engorda, então me explica o fato de eu ter pulado, no periodo de um ano, de 48kg para 60kg, logo após eu começar a usar a pilula? Creio que isso vai depender muito do organismo, afinal, nenhum vai ser igual a outro.
    • CYZYA disse:
      ANTICONCEPCIONAL NA MINHA OPINIÃO ENGORDA E MUITO! EU PESAVA 51Kg e foi só eu tomar a DEPRO que engordei 6Kg em 3 meses.Parei de tomar!!! Hj eu peso 57 estou muito arrependida por ter tomado essa injeção!!!
  • Josy disse:
    Eu tambem sou de opnião k a pilula faz sim engordar…pk eu comecei a tomar a 5 meses e ja aumentei 10 kg no meu peso….claro k depende do organismo de cada um. Minha médica aconselhou-me a mudar de método.
  • damillys disse:
    exatamente vcs dizem que nao engorda ,mais o ano passado antes de começar a uasr anticoncepcionais eu pesava 50 agora quaise oitenta e È pq eu nao como quase nada pra mim engorda sim .
  • alles loane disse:
    tomar anticoncepcional engorda pra quem tem tendência de engordar,na minha opinião!!!!!!!
  • Deixe seu comentário: