Alimentos que combatem a queda dos cabelos

Postado por

Algumas pessoas sofrem com seus fios de cabelos rebeldes, sem brilho e com aparência descuidada. Em alguns casos mais extremos, mesmo com o uso de produtos especiais, é inevitável evitar até mesmo a queda de cabelos.

Alimentos que combatem a queda dos cabelos

Se você sofre com esse sintoma, não é preciso se desesperar: por mais que já tenha utilizado os mais diferentes métodos sem resultado, saiba que há alguns alimentos que promovem verdadeiros milagres e são fundamentais para que seus cabelos tenham vida.

Os principais alimentos são aqueles que possuem fontes de vitaminas e minerais, como o zinco, que atuam na luta contra a queda de cabelo.

Ácido fólico e Ferro

Esses nutrientes são comumente utilizados no tratamento da queda do cabelo, porém é bom utilizá-los na quantidade correta, porque se houver mais que o indicado, ao invés de auxiliar eles vão apenas impedir o crescimento dos cabelos. Sendo assim, nada de exagerar nestes suplementos, para um resultado mais imediato.

 É possível encontrar os ácidos fólicos em alimentos como:

- Abóbora
- Amendoim
- Farelo de trigo
- Feijão preto
- Fígado
- Grão de bico
- Lentilha
- Nozes
- Ovos
- Suco de laranja
- Banana
- Pepino
- Repolho verde cozido
- Espinafre
- Agrião
- Brócolis
- Escarola crua
- Couve refogada e outras folhas verdes em geral

O ferro também é importante para a saúde dos fios, pois ajuda na produção de glóbulos vermelhos, que oxigenam o sangue.

- Ele é encontrado na canela, carnes vermelhas, castanha de caju, feijão preto e ovos.

Vitaminas, minerais e fitoativos

Para garantir que seus cabelos fiquem saudáveis, essas três substâncias são indispensáveis em uma dieta balanceada. Além de combater a queda dos cabelos e fortalecerem os fios, eles também melhoram sua elasticidade.

As vitaminas ainda potencializam o crescimento do cabelo, além de combater os radicais livres que atuam contra a saúde capilar. Sem as vitaminas, o cabelo fica fraco e começa a cair.

- Há diversos tipos de vitaminas, como a Vitamina A, que interrompe a degeneração das células e combate a oleosidade do cabelo. Estão presentes nos ovos, leite integral e derivados, cenoura, couve e espinafre.

- A Pró-vitamina B5 também reduz a queda dos cabelos e potencializa seu crescimento. Você a encontra em miúdos, ggema de ovo, leguminosas, salmão e grãos integrais.

- A Vitamina E previne o cabelo contra danos dos raios UV e do envelhecimento, enquanto a Vitamina F previne contra o aparecimento de caspas e deixa os fios mais fortes. Elas são encontradas em óleos vegetais, ovos, manteiga, semente de linhaça, salmão e atum.

Os fitoativos atuam na restauração da emulsão que protege os fios, os tornando mais fáceis de pentear e mais homogêneos. Você os encontra no óleo de amêndoas, extrato de oliva, extrato de folha de uva e óleo de pêssego.

Por fim, os minerais são responsáveis por reagrupar, construir e aproveitar bem as proteínas, que formam e preenchem a estrutura dos fios capilares.

Para cabelos saudáveis, alimentos que contêm:

- Sódio
- Magnésio
- Enxofre
- Zinco
- Potássio e cálcio são imprescindíveis, como frutos do mar
- Sal
- Frutas como abacate
- Melão e banana
- Alho
- Vegetais
- Leite e derivados
- Quiabo

É importante ressaltar que caso você mantenha essa alimentação e trate seus cabelos com produtos indicados e mesmo assim seus cabelos caem ou possuem um aspecto danificado, a melhor opção é procurar um médico especializado, para saber se há algum outro fator, como estresse ou problemas de saúde, que impedem o crescimento de fios saudáveis.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Como cuidar dos cabelos ressecados
# Meu cabelo esta caindo o que devo fazer?
# Como cuidar dos cabelos cacheados
# Dicas para fazer seu cabelo crescer mais rápido

3 Comentários em Alimentos que combatem a queda dos cabelos
  • Gostei de ver, eu já pus em prática a minha dieta. Quando tiver resultados volto por aqui!
  • Thais disse:
    Qual é o médico especialista em cabelo??
  • claudia ferreira disse:
    COMO E BOM TER VOCES PARA ESCLARECER NOSSAS DUVIDAS ESPERO PODER TER MAIS DICAS DE CABELOS
  • Deixe seu comentário: