Alimentos para repor as energias logo após o treino

Quando iniciamos qualquer tipo de atividade física, seja ela em academias ou caminhando pelas ruas, normalmente chegamos em casa com mais fome. E aí, bate aquela vontade de devorar uma coisinha mais calórica, e em nossa cabeça pensamos “bom, já que gastei um monte de calorias, não vai fazer mal algum comer aquele pedaço de bolo”.

Alimentos pós treino

Ledo engano, caros leitores. Se depois de treinarmos comermos as coisas erradas, todo o suor derramado foi em vão. Instintivamente, somos levados a comer alimentos que contenham altos índices glicêmicos, como a maioria dos carboidratos. Aqui se incluem pães, massas, doces… O que é um problema para quem treina com o objetivo de emagrecer.

O mais indicado é que os carboidratos sejam consumidos antes dos treinos. Mas não é qualquer um carboidrato. Deve-se dar preferência aos chamados carboidratos complexos, cuja digestão é realizada de modo mais lento em nosso organismo. Assim, é como se o corpo tivesse energia por mais tempo.

Dentre eles podemos citar:

– Arroz
– Aveia
– Feijão
– Batata
– Milho

-> Dicas para emagrecer com sáude neste verão

Tome cuidado para não exagerar, ou o efeito será algumas gordurinhas a mais!

Mas então, o que é indicado comer depois de suarmos a camisa? Bom, o alimento ideal é aquele que seja à base de proteína. Ela repõe as energias e contribui para o aumento de massa magra.

– As proteínas podem ser encontradas em carnes, queijos e ovos. É interessante optar pelo consumo de carnes mais magras, como carne de frango ou peixe. Pra quem não come carne, aposte em queijos e ovos.

Frutas

Possuem um alto índice glicêmico, aumentando rapidamente o estoque de energia perdido durante a atividade física. Escolha as que dão aquele pique logo de cara, como banana, abacate, manga.

Bebidas energéticas

Hoje em dia existem diversas bebidas cuja função é repor os sais minerais que perdemos ao suar. E aqui é uma questão de gosto. Ainda assim, a bebida mais indicada é e sempre será a água mineral. Manter-se hidratado é essencial.

Massas

Antes de treinar, o indicado é comer carboidratos complexos como os citados anteriormente. Após o treino, está liberado o consumo de carboidratos simples, que elevam rapidamente os índices glicêmicos em nosso corpo, como macarrões e pães. Pra quem quer emagrecer, vale substituir a farinha branca pela integral. Ou seja: arroz integral, macarrão integral, pão integral e torrada integral. Desse modo, você se alimenta de carboidratos e de quebra economiza calorias.

Barrinhas de cereais

Apesar de não terem um aspecto muito agradável, as barrinhas de cereais podem ser a alegria de quem não dispõe de tempo para elaborar um lanche mais completo pós-treino. Os mercados apresentam diversas opções, e tem para todos os gostos. Opte pelas barrinhas que contenham mais fibras, cuja função é dar uma segurada na fome.

Outros

Além dos alimentos citados, inclui-se nessa lista o consumo “liberado” de iogurtes, frutas secas, mel, granola, azeite, atum, queijo branco, peito de peru.

Atenção: antes de começar uma atividade física, certifique-se de que você está apto a pratica-la a partir da avaliação de um profissional da saúde. E lembre-se: dieta equilibrada e exercícios físicos são os segredos para uma vida saudável.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Foto: Shutterstock

Confira também

# Como acabar com a flacidez da barriga
# Como eliminar a barriga indesejável?
# Aprenda a se exercitar em casa, sem gastar dinheiro
# Como ficar em forma para o verão sem gastar um centavo

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Alimentos para repor as energias logo após o treino

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! Sigmund Freud