Responsive image

O uso de anticoncepcional após a gravidez

Anticoncepcional após a gravidez

Antes dos quarenta dias que procedem ao parto, na realidade não há necessidade de se tomar anticoncepcional nenhum, pois é uma fase onde mulher tem um fluxo sanguíneo que não proporciona anda ao prazer do ato sexual. Não custa esperar passar essa fase de resguardo, quando o útero está voltando ao normal e as alterações hormonais ocorridas na gravidez, acabam por mexer com toda parte libidinosa da mulher.

Tempo de voltar à atividade sexual

Atividade sexual

Passados os quarenta dias da dieta, o casal volta à vida sexual ativa, mas antes disso convém que se procure um médico para saber como está a saúde da mulher, tanto a física quanto a saúde íntima. Mas existem casais que não tem a devida paciência para esperar mais de um mês sem ter uma relação sexual. Nesse caso é necessário que a mulher passe a fazer uso de minipílulas, ou pílulas anticoncepcionais manipuladas em farmácias, com a dosagem certa de hormônio prescrita por um médico, a qual não irá atuar de modo prejudicial na amamentação do bebê, por serem elaboradas somente com progestógeno.

-> É possível engravidar logo após o parto?

Tempo de espera entre um filho e outra gravidez

Outra gravidez

Quando se tem parto normal, os médicos aconselham que o casal espere no mínimo seis meses para outra gravidez. No caso de Cesárea, o tempo estende-se para nove meses de espera, que é o suficiente para que o corpo da mulher já tenha voltado ao normal, já recuperado.

A amamentação exclusiva pode até funcionar como um método contraceptivo, já que às vezes a mulher nem menstrua nessa fase, porém não é nada confiável, pois nunca se sabe quando voltará a ovular de novo. Com a primeira ovulação, sem os cuidados necessários, poderá ocorrer uma nova gravidez.

Métodos anticoncepcionais para mães que amamentam

Métodos anticoncepcionais para mães que amamentam

Além das minipílulas manipuladas, temos a tão conhecida camisinha masculina, que pode ser usada em conjunto com um gel lubrificante à base de água, o que facilita muito a penetração nas primeiras vezes depois do parto. Há camisinhas que já vêm com lubrificação.

Um erro que muitos casais cometem é o de usar duas camisinhas, uma em cima da outra. Ao invés de reforçar a proteção, pode ocorrer o contrário, ou seja, facilitar para que o preservativo rasgue.

Podemos contar também com a camisinha feminina, a qual a mulher introduz em seu corpo. Ela é composta de dois anéis, um em cada extremidade, com um tubo de poliuretano no meio. Um anel, flexível, fica no fundo da vagina e o outro do lado de fora. Essa é menos comum de se encontrar e também mais cara que a masculina, mas, se o seu parceiro se recusa a usar, use você e proteja-se de uma possível gravidez ou de uma DST.

-> Conheça os principais metódos contraceptivos

- Pílula anticoncepcional de progesterona
Deve começar a ser tomada seis semanas depois do parto, quando a produção do leite já está bem estabelecida. Por não ter uma combinação de hormônios, como a tradicional, ela é muito eficiente para mães que amamentam ou não.

- Diafragma
Esse é uma espécie de tampa que se coloca no colo do útero antes da relação sexual. É encomendado em consultório médico devido a necessidade de se medir o colo do útero. Pode ser reaproveitável depois de usado e lavado.

- DIU
Esse é um dispositivo intrauterino, pequeno e em forma de T, o qual é inserido pela vagina dentro do útero, impedindo a passagem dos espermatozoides para as tubas uterinas, onde acontece a fecundação.

Enfim, são muitas as formas de se proteger contra uma gravidez logo após o parto. Basta ficar atenta a detalhes e procurar um médico que possa lhe orientar sobre qual a maneira mais eficaz para o seu caso, pois cada organismo responde de forma diferente um do outro.

Por Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa
Foto: Reprodução

Confira também

# Cuidados na gravidez
# Informações sobre a pílula do dia seguinte
# Não consigo engravidar. E agora?
# Menstruação atrasada, o que pode ser?

1 Comentário em O uso de anticoncepcional após a gravidez
  • Dhiene Fhonda Pereira disse:
    O uso de Anticoncepcional apos a gravidez deve ser usado sobre prescriçao de um medico,e muito importante para se evitar uma nova gravdez
  • Deixe seu comentário:





    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    A medida do amor é amar sem medida. Victor Hugo
    filme online seriale online costume de baie filme porno