Responsive image

Lista de preparativos para casamento

Lista de preparativos para casamento

A princípio pode parecer fácil, mas a organização de um casamento requer um cronograma milimetricamente preparado e diversas listas de coisas para fazer.

Para ajudar as noivas que vão começar a preparar tudo para o grande dia, segue uma lista do que deve ser priorizado, de acordo com o tempo que falta para o grande dia:

-> As vantagens de um casamento ao ar livre

12 meses antes do casamento:

Entre um ano e oito meses para o casamento, vocês devem preparar uma pré-lista de convidados. Também definam o dia e a hora em que a cerimônia religiosa e a festa serão realizadas e reservem os locais.

Faça o convite formal aos padrinhos do religioso e do civil, assim como os pajens e as damas.

Já deixe também escolhido o buffet e o cardápio e quem filmará e tirará as fotos oficiais do casamento e músicos.

Se ainda não tiver seu enxoval, essa também é a hora de começar a prepará-lo.

-> Como organizar um casamento bom, bonito e barato

6 meses antes do casamento:

Comece a escolher seu vestido de casamento, ainda mais se você preferir um que seja especialmente confeccionado para você.

Outra dica é procurar agências de viagens ou pesquisar por conta própria pacotes e preços para definir o local em que será sua lua-de-mel.

Também é recomendado já definir detalhes como a decoração e o repertório musical para a cerimônia de casamento e a festa, assim como a contratação de banda, coral e DJ. Além disso, escolha o local e os profissionais que cuidarão do seu penteado e maquiagem.

Dentro dos seis meses, vocês devem também pesquisar preços para a produção dos convites de casamento.

5 meses antes do casamento:

Finalize a lista de convidados e já defina o número de convites que serão encomendados. Aproveite também para encomendar seu buquê e o da daminha, comprar acessórios como grinalda e sapatos e encomende seu vestido de noiva.

Caso as madrinhas tenham um modelo de vestido padrão, reúna-se com elas para que o modelo seja escolhido.

Dentro destes cinco meses, reserve também o veículo que a levará à igreja, confirme no cartório o casamento civil e escolha as lembrancinhas do casamento.

3 meses antes do casamento:

Subscreva os convites de casamento, faça a lista do chá de cozinha e escolha as flores, arranjos nas mesas da festa, do bolo, dos noivos e do salão.

Faça uma pesquisa e escolha algumas lojas que trabalhem com lista de presentes, para que os convidados possam comprar tudo com mais facilidade.

Por fim, comecem a distribuir os convites de casamento.

-> Saiba o que pedir na lista de presentes de casamento

2 meses antes do casamento:

A dois meses do dia, marque o chá de cozinha, finalize o enxoval, acompanhe a confecção do vestido de casamento e finalize todos os detalhes para seu Dia de Noiva, como testes de maquiagem e cabelo.

Nessa época vocês devem também reservar o local em que será a noite de núpcias e marcar um ensaio no local da cerimônia.

1 semana antes do casamento:

Essa é a hora de arrumar as malas para a viagem de lua-de-mel, fazer tratamentos de pele e confirmar todos os serviços contratados.

O Casamento

Chegado o grande dia, você deve acordar e relaxar, tomar um café da manhã saudável para não sobrecarregar seu organismo e aproveitar todos os momentos do dia, desde sua produção até o último minuto da festa.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa

Confira também

# Como preparar um jantar romântico

5 Comentários em Lista de preparativos para casamento
  • beke disse:
    Gostei bastante das dicas :D
  • Érika disse:
    adorei as dicas…
  • maristela disse:
    só falta o noivo agora….
  • Anna Carla disse:
    Dona Giraffa
    Gosto muito de todas suas dicas, toda vez que entro no google para fazer uma pesquisa, coloco o que procuro e o nome do blog!!! gosto muito mesmo! então não pare de postar sempre atualize ele! :*
  • Deixe seu comentário:





    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! Sigmund Freud