Dicas para uma alimentação saudável no verão

Não é nenhuma novidade dizer que cada estação do ano requer um tipo de alimentação para garantirmos nossa saúde. Assim como no inverno devemos ingerir mais alimentos energéticos para reserva natural de calor em nosso organismo, no verão ocorre o inverso.

Dicas para uma alimentação saudável no verão

Devemos ter certos cuidados para manter a forma e a saúde nessa época do ano, quando o calor intenso retarda nosso metabolismo e a retenção de líquidos no organismo torna-se um vilão. Devemos priorizar os cuidados com a alimentação e o segredo disso é o planejamento.

Lista de uma dieta balanceada para o verão

– Consuma muito líquido (água natural, sucos de frutas, água de coco);

– Inclua na alimentação alimentos integrais (arroz integral, pães, cereais, macarrão, farinhas e farelos integrais, e outros)

– Aumente o consumo de alimentos light;

– Aumente o consumo de frutas cítricas (abacaxi, kiwi, morango, etc.);

– Beba sucos naturais, (principalmente de limão e de abacaxi com hortelã);

– Abuse de picolés de frutas a base de água;

– Consuma vegetais frescos, novos e cozidos no vapor;

– Coma alimentos grelhados e de fácil digestão;

– Dê preferência para as carnes brancas e sem gorduras;

– Inclua na alimentação alimentos funcionais (soja, alho, escarola, azeite de oliva, cenoura, maçã, aveia, frutas cítricas, tomate, ameixa seca e algumas hortaliças);

– Dê preferência para refeições coloridas ricas em fito químicas;

– Aumente o consumo de peixes de água salgada;

– Prefira sobremesas à base de frutas;

– Evite o consumo de açúcar;

– Se possível, beber um copo de água fresca ao acordar, ainda em jejum;

– Coma saladas com vários tipos de folhas, legumes crus e queijos brancos, tomate, etc.

Nada de dietas milagrosas nessa época do ano

Nada de dietas milagrosas nessa época do ano

Submeter-se às dietas radicais no verão a fim de perder peso adquirido nas festas de final de ano é por em risco a própria saúde. Mesmo porque não existe nenhuma dieta que faça milagre. Regimes desorientados, aliados ao estresse e a maior exposição ao sol proporcionam a diminuição da imunidade e da resistência física, o que aumenta a suscetibilidade de adquirir alguma doença. Principalmente no verão, época em que nosso corpo requer cuidados especiais.

Com o aumento da temperatura, nosso organismo perde mais água e sais minerais do que em outra época do ano. Além disso, fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras. Por isso, oriente-se com dicas nutricionais, para que você não prejudique seu corpo no verão. E curta o melhor da estação!

-> Aprenda a se exercitar em casa, sem gastar dinheiro

Verão: sinônimo de praia

Verão

Hidrate-se, mas hidrate-se mesmo. Beba muita água no verão. Beba além daquilo que você está acostumado a beber em outra época do ano e nunca pense que outras bebidas substituem a água natural. Ingerir sucos naturais é ótimo, mas nada se compara a um bom copo de água.

São inúmeras as tentações oferecidas nessa estação do ano em que tudo parece festa, uma vez que a mesma coincide sempre com as férias escolares ou mesmo de trabalho. A melhor opção de viagem e a mais procurada são as praias, que no verão estão sempre lotadas.

Resistir a tantas tentações como lanches, sorvetes e bebidas de todos os tipos, sem contar com as barraquinhas repletas de guloseimas que devoramos com os olhos e em seguida com a boca mesmo, torna-se quase impossível e, manter o peso durante esse período do ano também não é nada fácil. O correto mesmo é tentar conseguir uma dieta legal e balanceada para não adquirir peso. Podemos não emagrecer no verão, mas manter a forma já é uma grande conquista.

-> Cuidado especiais com corpo e a pele no verão

Por Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa
Foto: Reproduação

Confira também

# Como eliminar a barriga indesejável?
# Como acabar com a flacidez da barriga

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Dicas para uma alimentação saudável no verão

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te. Friedrich Nietzsche