Responsive image

Coceira vaginal: entenda os motivos

Nenhuma mulher está livre de desenvolver alergia ou algum outro incômodo em suas partes íntimas ao longo da vida. Às vezes, por mais cuidado que tomemos com nossa higiene, isso não é o suficiente e acabamos desenvolvendo uma irritação e até mesmo problemas um pouco mais sérios.

Se você sente ou já sentiu coceira vaginal, há alguns motivos possíveis. Veja quais são os casos:

O que causa a coceira

Toda alteração que ocorre na vagina desencadeia um sintoma, como coceira ou irritação. Os motivos podem ser infecção, distrofias na estrutura da pele, alteração do pH e alergias.

Além disso, alguns casos podem se originar pelo uso de anticoncepcionais, já que eles interferem no muco vaginal e no pH do local, gerando ressecamento e descamação em algumas mulheres.

Coceira externa

Há dois tipos de coceiras vaginais e as causas são distintas. Aquelas na região externa são um tipo de alergia, normalmente causada pelo uso constante de calcinha de lycra, sabonete íntimo e calça jeans muito justa.

Coceira interna

Já a coceira interna dificilmente será originada por uma alergia. Essa coceira surge de algumas formas.

Há a candidíase, originada por um fungo chamado Candida albicans, que se prolifera na vagina devido a um desequilíbrio no ambiente, causado por calcinhas que secam em lugares mal arejados, uso de uma mesma roupa por muito tempo, talco, sabonete íntimo e asseio vaginal incorreto.

Outra causa é a DST, que origina a tricomoníase. Essa doença cria um corrimento esverdeado, abundante e com odor desagradável.

-> DST’s: Doenças sexualmente transmissíveis

Tratamento

Quando você estiver sentindo desconforto ou coceira vaginal, o mais indicado é consultar um médico, para que o diagnóstico correto seja feito. Os tratamentos mais usados são antibióticos tópicos e orais, uso de sabonetes próprios para a área e equilíbrio do pH com cremes à base de vitamina C.

Prevenção

Uma das formas mais eficazes de evitar as coceiras internas, principalmente aquelas originadas por DSTs, é o uso de preservativo, masculino ou feminino. Hábitos de higiene como lavar as mãos antes de usar o banheiro e sabonetes próprios para a área, para manter o pH. Outra recomendação é manter os pelos pubianos próximos à mucosa sempre curtos, e não depilados totalmente, para que o contato direto com tecidos seja evitado. Por fim, use calcinhas de algodão, que oxigenam melhor a área e evite roupas muito apertadas.

-> Os cuidados com a higiene íntima feminina

As coceiras constantes podem significar um contato continuado com algo que causa a irritação, ou então que algum tratamento foi mal realizado e não extinguiu completamente o problema. Porém, caso a coceira vaginal ocorra com uma freqüência menor, não significa que não é um problema, apenas que é um sintoma que pode estar relacionado a outros problemas.

Por isso, sempre que você notar algo diferente, deve consultar um médico imediatamente.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa

Confira também

# Tire suas dúvidas sobre absorvente interno
# Infecções vaginais: Por que acontece comigo?

2 Comentários em Coceira vaginal: entenda os motivos
  • AUDINA NERES DAMASCENO disse:
    sempre qui minha mesntruaçao estar perto de vim acontece da um tipo de alergia esquerda arde e doi eu passo uma pomada qui o medico receitou e logo passae sempre estou com um tipo de corrimento quer nao tem cheiro e muito branco o quer pode ser?tipo leite pode ser o anticomcepicional?pode ser calcinha quer nao passo?
  • Nicole disse:
    Durmir sem calcinha é excelente contra coceira na vagina. Tive um problema de coceira na vagina, que me incomodava demais, e só o sabonete íntimo não resolveu. Então, mesmo “sem jeito”, com vergonha decidi experimentar. Foi incrível, minha vagina ventilada, arejada, fresquinha, sensação deliciosaaaaaaaaaaaaa!!! E, a coceirinha… foi embora com a calcinha. Calcinha, só em períodos menstruais. Aff. É ÓTIMO sem ela!!!
  • Deixe seu comentário:





    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    A ironia é a expressão mais perfeita do pensamento. Florbela Espanca
    filme online seriale online costume de baie filme porno