Responsive image

Aliança de namoro: usar ou não usar?

Aliança de namoro

Há poucos anos atrás as alianças de namoro eram tendência entre os casais e quem não as utilizava fazia parte de uma minoria. Porém, a novidade passou e muitas pessoas que um dia já exibiram suas alianças por aí deixaram de usar.

Símbolo do amor entre o casal, as alianças também servem para distinguir os solteiros dos comprometidos e passa até mesmo certa segurança, caso um dos dois ou os dois acreditem na legitimidade do ato.

De toda forma, ao iniciar um namoro, a dúvida acaba sempre aparecendo, e fica a pergunta: Usar ou não usar?

O significado real

Assim como as alianças ao longo do tempo passaram a significar que as duas pessoas estavam juntas por opção, tornando-se o maior símbolo do amor, as alianças de namoro servem como um meio de mostrar à pessoa amada que você quer que todos vejam que são oficialmente comprometidos e de mostrar a todo mundo que vocês se amam. Além disso, elas podem significar que o namoro agora atingiu um patamar mais sério, em que vocês dois se assumem perante a sociedade.

-> Aliança de compromisso: qual o real significado?

Por que usar?

Se você e seu parceiro se amam e acham que a aliança irá não apenas demonstrar que o sentimento é verdadeiro, como também trazer segurança ao relacionamento, podem usar sem medo. É sempre bom esperar pelo menos um mês, apenas para fortificar um pouco mais a relação, mas não existe uma data certa para começar a usar. Alguns casais, após ficarem por algum tempo, resolvem oficializar o namoro e para que isso se concretize visualmente, compram as alianças.

Por que não usar?

O problema das alianças de compromisso é que depois de um tempo elas começaram a ter seu uso banalizado. Namoros de duas semanas já traziam consigo os anéis com o nome do casal cravado, para depois de um ou dois meses serem jogados ou guardados em uma caixinha com outros exemplares. Claro que nesse tempo o sentimento pode ter sido verdadeiro, mas alguns a usam sem a intenção correta.

Outro caso em que as pessoas optam por não utilizar é quando um dos dois, ou os dois, não se sentem confortáveis, por achar que a aliança é um compromisso muito sério para ser assumido.

Por fim, há aqueles que não vêem valor algum no objeto e acreditam que o amor existente entre o casal não precisa ser mostrado dessa forma, mas com atitudes e palavras, que podem valer muito mais que um símbolo material.

O importante é saber o que o casal deseja. Às vezes um dos dois faz questão do uso da aliança e o outro não. Assim, a melhor saída é o diálogo. Dessa forma, vocês podem chegar a um acordo e até mesmo acabarem optando por outro símbolo do amor entre vocês, que seja mais pessoal e não tão exposto.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Foto: Thinkstock / Getty Images

Confira também

# Qual a diferença entre amor e paixão?
# Comecei a namorar, e agora?
# O relacionamento acabou, de quem é a culpa?
# Qual a diferença entre ficar e namorar?
# Como ficar com ele, sem ter um relacionamento sério?

2 Comentários em Aliança de namoro: usar ou não usar?
  • Thais disse:
    Oi!

    Meu namorado não usa a aliança, ele chegou a usar um tempo mas dizia que encomodava, e já eu uso, e isso não mudou nada entre a gente, porque vai de cada casal mesmo.

  • Renata disse:
    Namoro há 1 ano e 7 meses, não uso aliança, e me encaixo no grupo de pessoas que acreditam que, o amor, pode ser- e é-demonstrado de outras formas. Já meu namorado, acredita que a aliança é o simbolismo do que é o amor e embora a minha opinião permaneça, estou até aceitando a ideia de usar a tal por começar a entender, enfim, o quanto significa pra ele.
  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Ser profundamente amado por alguém nos dá força; amar alguém profundamente nos dá coragem. Lao-Tse