O que fazer quando a menstruação atrasa?

Postado por

Menstruação atrasada

Nós mulheres, não bastasse todos os problemas que enfrentamos no dia a dia, no corre corre com problemas domésticos, tipo: preparar as refeições familiares, cuidar da organização da casa, das roupas do marido e dos filhos, levar os mesmos pra escola e ainda assim enfrentar também nossa profissão, temos que nos deparar todos os meses com nossas inimigas número um, as TPMs.

E tem homem que ainda acha que as mulheres são frescas, folgadas e outros adjetivos mais que nem vale a pena enumerar. Mas enfim, faz parte da nossa natureza, no nosso sexo fraco. Calculem se fôssemos fortes.

Deparando com um problema maior que a tpm

Se alguém perguntar se existe, pode responder que sim, sem medo de errar. É justamente a falta dessa, quando a menstruação atrasa e você nem consegue imaginar o porquê disso.

Mulheres com vida sexual ativa, já ficam com a pulga atrás da orelha, óbvio. Certamente pode se tratar de uma gravidez nem programada, mas aí o caso ainda é simples. Pior é quando acontece com mulheres que nem vida sexual ativa possuem, aí a preocupação redobra, e com razão.

Motivos que podem atrasar a menstruação

Inúmeros, mas nenhum que seja com bom indício.

Caso não seja apenas por motivos psicológicos que interferem diretamente em nosso organismo; excesso de exercícios físicos, má alimentação e outros fatores mais comuns, a mulher deve procurar logo um ginecologista para ver o que está acontecendo. Pode tratar-se de algo mais sério como inflamação de algum dos órgãos do sistema reprodutor, falha na ovulação, decorrente de alguma disfunção hormonal ou outro problema qualquer.

Não se precipite com o problema, procure um médico

Nada de pânico nessas horas. Caso você perceba que algo de errado está ocorrendo em seu organismo, consulte seu ginecologista e, através de consulta e exames ele lhe dará a resposta correta sobre o seu problema, assim como lhe aviará receita adequada para o seu caso.

Nunca faça uso de medicação sem orientação de um profissional, pois você poderá agravar o quadro ao invés de melhorá-lo.

E se for gravidez?

Bem, dos males o menor, principalmente se você se encontrar numa relação estável com seu companheiro. Aí o negócio é abrir o jogo, falar às claras e assumir a gravidez, mesmo que esta não tenha sido planejada.

Talvez não seja o momento propício para você ter um filho, mas convenhamos, é mil vezes melhor enfrentar um pré-natal que ir ao ginecologista por motivo de doença.

Por Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa
Foto: Reprodução

Confira também

# Menstruação atrasada, o que pode ser?
# Primeiros sintomas de gravidez
# Como recuperar a boa forma depois da gravidez
# Como lidar com a ansiedade na gravidez
# Enjoo na gravidez: dicas para controlar e amenizar

5 Comentários em O que fazer quando a menstruação atrasa?
  • ana paula disse:
    é sempre a gente sabe para sempre se previnir contra as doenças e uma gravides muitas vezes as pessoas transar sem camisinha e termina pergando uma doença gostaria de ficar informada desta coisas para ter mais cuido
  • Ghyovanna disse:
    Fiz o teste e deu negativo so q ela continua atrasada a dois meses entao o q pode ser
  • Sah disse:
    Também to cm a menstruação atrasada e não estou grávida, mas sou muito estressada isso pode interferir? Faz quase 4 meses que não vem pra mim
    ;S
  • camila disse:
    ja faz 3 meses que a mestruação n vem e eu n estou gravida mas eu sou mt estressada o que isso pode causa? sera que é grave
  • raianna disse:
    ola, eu tomo o anticoncepcional ciclo 21, e estou esperando minha mestruaçao descer entre o decorrer dos dias acabei esquecendo de um (acho que atrasei menos de 12 horas ) e ja estou no 4 dia de espera e nada. sera que posso estar gravida. sou casada a 1 ano mais tomo ele a mais de 3 anos comecei tomando so para regular a mestruaçao, minha alimentaçao estar fora do regular, nao estou mais dormindo do modo correto acabo durmindo muito tarde ja cheguei dormi de 6 da manha, estou com muito medo, me ajudem
  • Deixe seu comentário: