Responsive image

O corpo muda depois da primeira relação sexual?

Primeira vez

Várias perguntas passam por nossa cabeça quando começamos a pensar em perder a virgindade, como a forma de agir, o que não fazer e o que esperar dessa nova fase de nossas vidas. Além disso, preocupações com nosso corpo vêm à tona, como o rompimento do hímen e a dúvida de haver ou não alguma outra mudança nele.

Mas afinal, muda algo?

Para tranquilidade de todas as meninas, as formas do corpo não mudam após a primeira relação sexual, não há nenhuma deformação nos quadris, seios, cintura ou vagina, como algumas pessoas dizem por aí.

Essa preocupação na maioria dos casos acontece porque algumas meninas têm medo ou vergonha de revelar à mãe que não são mais virgens, e temem que o corpo acabe as denunciando.

O rompimento do hímen

Nem todos os hímens são iguais, por isso não há como prever o que acontecerá com cada pessoa antes da relação sexual acontecer.

Alguns hímens causam dor ao serem rompidos e ocasionam um sangramento, que pode ser leve ou um pouco mais intenso. Outros hímens apenas se movem no momento da penetração e voltam à sua forma assim que a relação sexual termina. Assim como há aqueles que possuem um diâmetro maior ou igual ao pênis e não sofrem nenhum tipo de alteração durante a relação sexual. Estes últimos dois podem causar dor e sangramento na primeira tentativa de rompimento.

Contraceptivos

Ao iniciar sua vida sexual, além da camisinha, é indicado que as meninas façam o uso de anticoncepcionais. Estes remédios, por conterem hormônios, podem promover alguma mudança na forma do seu corpo, mas nada tão perceptível. Hoje em dia a possibilidade de ganho de peso devido ao uso de anticoncepcional caiu bastante e você pode pedir à sua ginecologista uma fórmula que não cause esse efeito.

De toda forma, o diálogo com sua mãe antes ou após sua primeira relação sexual é importante, pois ela já passou por essa fase e sabe melhor do que ninguém o que é importante para o bem de sua filha.

Além disso, ela também poderá orientá-la quanto ao uso do melhor contraceptivo e acompanhá-la ao ginecologista para que você faça uma consulta, sempre indicada antes da relação sexual, mas primordial após sua primeira vez.

Por mais que você tenha vergonha de contar, a conversa pode ajudá-la a relaxar e saber o que esperar desse momento.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Foto: SXC

Confira também

# Cuidados na gravidez
# Primeiros sintomas de gravidez
# Conheça os principais metódos contraceptivos
# Menstruação atrasada, o que pode ser?
# [Guia Adolescente] – Posso estar grávida?
# [Guia Adolescente] – Gravidez na adolescência

4 Comentários em O corpo muda depois da primeira relação sexual?
  • drii disse:
    alguem pode me informar se é normal o corpo doer depois de perder a virgindade?
  • Franciele Lima =) disse:
    Esse Texo E Muito Bom falar muitos do organismo da menina
  • Katherine disse:
    Bom, eu tive minha primeira vez semana passada, mas ainda acho que sou virgem,pois não percebi o rompimento do hímen, doeu, mas ainda assim, não senti que foi rompido.
  • Deixe seu comentário:





    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Ser profundamente amado por alguém nos dá força; amar alguém profundamente nos dá coragem. Lao-Tse