Responsive image

Medo de declarar o seu amor? Saiba o que fazer!

Hoje em dia, apesar de teoricamente ser muito mais fácil se declarar pra alguém, as pessoas parecem ter mais medo de fazê-lo. O medo de ser rejeitado ou de não ouvir aquilo que se espera acaba falando mais alto. Assim, aqui vão algumas dicas que podem dar aquele empurrãozinho!

Como se declarar

Clima

Antes de contratar aqueles carros românticos e mandar 3 buquês pra casa da pessoa, é importante criar um climazinho. Se você se declarar no momento errado, a pessoa pode se sentir constrangida e falar o que não quer. Convide a pessoa para sair, e vá em algum lugar que ela goste de frequentar.

Preparo emocional

Antes de mais nada, você precisa estar preparado para ouvir tanto SIM quanto NÃO. Claro que todo mundo quer ser correspondido no amor, mas caso você escute um NÃO, ainda assim você se sentirá aliviado por ter revelado seus sentimentos. Ou seja: sempre vai valer a pena se abrir com quem você ama.

Acalme-se

Declarar-se pode ser uma verdadeira confusão mental. Se você é do tipo ansioso, que começa a suar, gaguejar e até desmaia de nervoso, vale a dica: aprenda alguns exercícios de respiração, tome chá de maracujá. Dê um jeito para você não passar mal quando for falar com seu amor.

Organize suas falas

Claro que espontaneidade é importante nessas horas, mas não custa nada dar uma repassada nas “falas” mentalmente. Tente elaborar um pretexto, ou algo que leve ao assunto. Dê deixas do tipo “o que você espera de um namorado(a)” ou “sonhei com você ontem…”. Chegar e dizer na lata “Eu te amo” pode ter um efeito nada legal se dito fora de contexto.

Parta pra ação

Pense naquilo que você faz de melhor. Pense nos seus dotes artísticos. Seja criativo! Vale fazer um poeminha, uma música, mandar uma carta. O importante é falar. No entanto, nunca se declare e esteja longe da pessoa. Se você mandar uma carta, certifique-se de estar ao lado dela enquanto ela a abre e a lê. Caso você tenha optado por dizer frente a frente, certifique-se de olhar fundo nos olhos da pessoa. Para os tímidos, está liberado mandar e-mail, criar um blog, e tudo mais. Mas peça gentilmente para a pessoa te dar um feedback, já que não é legal ficar esperando pela resposta que pode mudar sua vida.

E depois?
Independentemente da resposta, saiba que se declarar é sempre a melhor saída. Você não tem nada a perde!

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Foto: ThinkStock/GettyImage

Confira também

# Como se declarar para um homem
# Declarações de amor para o namorado(a)
# Como dizer eu te amo nos dias atuais
# Maneiras criativas de dizer “Eu te amo”
# Programas baratos para você cutir com seu amor

1 Comentário em Medo de declarar o seu amor? Saiba o que fazer!
  • manuelkiesala disse:
    Eu, manuel tenho uma na morada mas eu não sei declarar amor e le sinto muinto vergonha.
  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! Sigmund Freud