Amor e sexo… Qual a diferença, afinal?

Postado por

Geralmente usamos a palavra “sexo” para nos referirmos à relação sexual, mas há ainda quem prefira utilizar a palavra “amor”, por achar que ela é mais delicada e passa a ideia de que há sentimento envolvido, enquanto sexo pode ser visto apenas como algo feito sem que as duas pessoas precisem, necessariamente, nutrir algum sentimento entre elas.

Amor e sexo

Mas afinal, essas afirmações estão certas ou são apenas um juízo de valor trazido de outros tempos? Qual é a diferença?

Amor x Sexo

Da fato a maioria das pessoas ainda associam a palavra amor a uma relação sexual em que as duas pessoas realmente se amam, ou ao menos têm bastante afeto entre si. Fazer amor deixa se tornar apenas a saciedade do desejo para ser envolvido por intimidade, carinho e envolvimento.

Enquanto isso, o sexo passa a imagem de uma relação em que a única coisa que importa é a satisfação sexual das duas partes, em que nenhum sentimento é revelado. Enquanto ao fazer amor as pessoas trocam frases de carinho, dizendo que se amam e coisas do tipo, no sexo o que predomina é um vocabulário mais erótico.

O sexo também é relacionado às relações casuais, em que duas pessoas se conhecem, vão para a cama e no dia seguinte acordam ao lado de um desconhecido. Daí o peso que a palavra carrega até hoje em dia e faz algumas pessoas optarem por não utilizá-la.

O real significado

Todos esses termos utilizados são na verdade apenas designações pré-concebidas e ao longo dos anos, com a modernização dos relacionamentos, elas têm perdido seu valor. Isso porque mesmo que possamos relacionar as duas palavras a diferentes tipos de relação sexual, a verdade é que geralmente as pessoas não fazem apenas amor ou sexo. Essas duas ideias meio que se fundiram e hoje é possível praticar um sexo que envolva tanto o desejo quanto o sentimento. Por isso surgem variações das palavras, para passar a ideia de uma relação sexual com maior ou menor intensidade.

Você pode ver o amor como algo que faz bem não só ao seu corpo e satisfaz seus desejos, mas que também faz bem ao coração e lhe dá a certeza de ser amada, enquanto o sexo não oferece garantia de sentimento, embora hoje em dia isso tenha diminuído.

Independente da palavra utilizada ou até mesmo das intenções que você e seu parceiro têm durante a relação sexual, o importante mesmo é que vocês estejam satisfeitos. Se gostam de sexo selvagem ou de “fazer amor”, o termo utilizado para designar uma coisa ou outra é o que menos faz diferença.

Por Franciele Bueno Redação Dona Giraffa

Confira também

# Que tipo de namorado é o seu?
# Qual a diferença entre ficar e namorar?
# Qual a diferença entre amor e paixão?
# Um breve manual de sobrevivência do século XXI

Seja o primeiro a comentar em Amor e sexo… Qual a diferença, afinal?
Deixe seu comentário: