Dicas para realizar uma festa de noivado

Postado por

Festa de noivado

Após a decisão do casamento, alguns casais ainda querem celebrar a oficialização de forma tradicional, com um noivado em que a família e os amigos receberão a notícia. E é aí que entram alguns questionamentos: como realizar uma festa de noivado? Quais são os ingredientes que não podem faltar?

Para ajudar você na preparação deste dia especial, aqui vão algumas dicas.

Escolha da data, local e convidados

Não há uma data certa para que a festa de noivado seja feita, mas você pode calculá-la de acordo com a data pretendida para o casamento. Se você irá se casar daqui três anos, por exemplo, faça a festa quando faltar dois anos ou menos. Se for dentro de um ano, procure noivar com pelo menos 10 meses de antecedência, o que dará a você e seu noivo tempo para organizar o casamento e a vida a dois, após o anúncio oficial.

O local pode ser a casa de um dos noivos, um restaurante, salão de festas do apartamento ou clube. O indicado, caso você não queira se preocupar com contratação de buffet ou escolha do cardápio, é um restaurante cujo cardápio mais agrade a você e seu noivo.

Quanto aos convidados, como se trata de uma celebração mais íntima, chame apenas os familiares e amigos mais próximos. O convite não precisa ser formal; caso o número de pessoas seja pequeno, até umas 40 pessoas, basta um convite por telefone ou pessoalmente. Se for um número maior, confeccionem convites simples, com as informações básicas como nome dos noivos, local de realização, horário e o traje a ser usado.

Preparativos da festa

Uma decisão importante diz respeito ao cardápio que será servido. Caso a festa seja em um restaurante, é mais simples. As opções de pratos não são tão variadas e o restaurante os auxiliará na escolha. Se for realizada em outro local, há uma variedade de cardápios à escolha: churrasco, pizzada, festival de massas, o famoso strogonoff com seus acompanhamentos, fondue de queijo e chocolate numa noite de inverno, sanduíches e mesa de frios, crepes doces e salgados ou salgadinhos de festa. Nessa hora, vale a pena pensar no que poderá agradar à maioria ou o que é mais adequado à época e ao horário em que o noivado acontecerá.

Para o momento da oficialização do noivado, vocês podem optar entre um bolo ou cupcakes, aqueles bolinhos com deliciosas coberturas, que estão super na moda. A bebida deve ser champagne.

A decoração é algo simples, afinal, é só uma celebração entre as pessoas mais próximas a vocês. Balões com cores mais delicadas e mesas com vasinhos de flores são uma boa opção.

Definição dos trajes

Vocês devem optar pelo tipo de traje de acordo com o horário de realização. Normalmente a escolha é por esporte ou passeio fino. Para a noiva, fica a dica de não usar branco, afinal, é apenas o noivado, não o casamento.

A celebração

Vocês podem deixar para começar a utilizar as alianças apenas após a troca delas, depois do jantar. Caso façam essa escolha, assim que o jantar termine, os noivos devem se aproximar da mesa com doces ou bolo e o noivo fará o pedido oficial, sucedido da troca de alianças. Há também aqueles que escolham apenas um anel de compromisso, que será dado à noiva nesse momento. Se vocês já estiverem usando a aliança antes da festa de noivado, basta apenas fazer um brinde, que pode ser protagonizado pelos noivos ou algum familiar ou amigo.

Por fim, lembre-se que todos os convidados da festa de noivado devem também ser convidados para sua festa de casamento. E não se esqueça de convidar os futuros padrinhos para celebrarem a oficialização do noivado.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Foto: Revista Estilo (on line), Once Wed, Style Me Pretty, Brides

Confira também

# Como preparar um jantar romântico
# Dicas para organizar um casamento bom, bonito e barato
# Veja algumas dicas para facilitar a organização do seu casamento

loading...
4 Comentários em Dicas para realizar uma festa de noivado
  • Ramon disse:
    Um otimo artigo, parabens
  • Guataçara Menezes disse:
    Gosteiii, muito legal.
  • Luciane disse:
    Muito legal. Ótimo!!!Obrigada.
  • CAMILA disse:
    O TRADICIONAL SEMPRE É MAIS ELEGANTE.A NOIVA PREPARAR UM JANTAR ESPECIAL EM SUA CASA, UM BOLO, DOCINHOS E CHAMPANHE.CONVIDAR APENAS A FAMÍLIA DE AMBOS OS NOIVOS, OS PADRINHOS E AMIGOS BEM PRÓXIMOS.NO MÁXIMO 12 PESSOAS, PORQUE NÃO É UMA FESTA E SIM ALGO ÍNTIMO DO CASAL.ACHO DESNECESSÁRIO ESCOLHER MAIS QUE 4 PADRINHOS.ALIANÇAS TAMBÉM NÃO É APROPRIADA PARA UM NOIVADO.O NOIVO DEVE FAZER O PEDIDO COM UM ANEL, E APENAS A NOIVA DEVE USAR.ALIANÇAS DEIXA PRO CASAMENTO.COMO NA REALEZA.O NOIVADO DEVE SER 6 MESES ANTES DA DATA DO CASAMENTO, MESMO QUE A NOIVA FOI PEDIDA EM CASAMENTO 3 ANOS ANTES.O MEU NOIVADO FOI ASSIM, SIMPLES PORÉM ELEGANTE. MAS CADA UM FAZ AQUILO QUE QUISER.
  • Deixe seu comentário: