Responsive image

Sexo na adolescência

Esse é um assunto muito batido, mas sempre se tem algo a dizer sobre ele. O momento em que o sexo é mais explorado é justamente na adolescência, principalmente pelo fato desse ser descoberto nessa fase da vida.

Nada mais natural que meninos e meninas voltarem-se para essa necessidade básica na vida de todo ser humano, no exato momento em que começam a perceber sua sexualidade e senti-la também.

A adolescência é o momento onde as atrações homem-mulher se afloram e a meninada parte para a conquista de um parceiro(a). E nessa idade não é nada difícil encontrar alguém que complete um ao outro. Não há preocupações, basta cair no agrado e pronto, nada mais a declarar.

A adolescência é a idade do agito, onde um mês parece uma eternidade e, com isso, o relacionamento quando já chega nessa etapa (um mês juntos), é comemorado como se fossem bodas.

Trocam-se aliancinhas de compromisso e prometem fidelidade até o momento em que outro garoto ou garota da classe lhes chamarem mais a atenção. É tudo muito normal e também muito fácil. Mas tanta facilidade traz consigo muitas preocupações e o sexo nessa idade é a maior delas.

Está aí a necessidade dos pais orientarem de maneira precisa os filhos adolescentes. É muito importante mostrar-lhes todos os riscos que se corre com uma relação mal direcionada, sem os devidos cuidados aos quais os jovens parecem alheios nessa idade. Uma possível gravidez, contrair doenças, envolver-se com pessoas que nada tem em comum e muitos outros contratempos que acabam afetando o bem estar da família.

A adolescência sempre foi igual para todos, mas ultimamente, com os meios de comunicação tão avançados e mostrando tanta normalidade em tudo o que se faz, o assunto sugere mais cuidado e atenção.

Proibir não adianta, mesmo porque tudo o que é proibido excita mais e chega uma hora em que os pais não conseguem mesmo segurar as rédeas da situação. O correto mesmo é o diálogo constante e uma boa orientação para que ninguém venha sofrer consequências de atos impensados, os quais são próprios da idade.

Por Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa

Confira também

# Sintomas de gravidez
# Confira alguns mitos sobre a gravidez
# Dicas e orientações sobre a primeira vez
# Conheça os principais metódos contraceptivos

2 Comentários em Sexo na adolescência
  • Rauge Lima disse:
    É isso realmente acontece com nossa juventude.
  • Fernanda disse:
    Olá,isso acontece muito com os jovens de hoje….
  • Deixe seu comentário: