Responsive image

Como facilitar a limpeza de panelas

Existem pessoas que gostam de cozinhar e outras que não… Mas lavar a louça é unanimidade: ninguém acha divertido! Aliás, para a maioria das pessoas, lembrar da louça dificulta a inspiração na hora de cozinhar. Mesmo que você tiver uma máquina de lavar, dependendo da situação, uma panela mal-resolvida pode estragar todo o ciclo de lavagem da máquina.

Como facilitar a limpeza de panelas

Quem já não teve a experiência de pôr a panela de pipoca para lavar e colher da máquina copos engordurados? Para resolver essas questões, aí vão três dicas básicas para facilitar sua vida:

Sujeira oleosa

Se você fez uma panela de pipoca ou fritou alguma coisa, é simples resolver: inicie a limpeza com o mínimo de água. Sendo o detergente um emulsificador de gordura, ele consegue dissolver a substância gordurosa que está na sua panela e não sai com água. Então esprema bem a água da sua buchinha, coloque o detergente nela e mãos à obra. Deixe a água apenas para enxágue.

Sujeira grudenta

O exemplo típico da sujeira grudenta é a panela de arroz. Mas você não precisa ficar horas esfregando! Encha a panela com água cobrindo a parte suja e deixe esquentar o suficiente. Dependendo do grau de dificuldade, deixe ferver e/ou acrescente detergente à água.

Também vale passar levemente a colher quando se trata de “crostas”. Depois, escorra a água com o excesso de sujeira e aproveite um pouquinho da água quente para acabar de limpar o resto (misturando com água fria para não queimar as mãos, é lógico).

Sujeira “impossível”

Depois de tentar as dicas anteriores (que com certeza ajudaram a amenizar a situação…), para tirar o restante só sobra uma coisa: a força bruta. Entretanto, para facilitar esse processo doloroso é que esfregar uma panela, tenha em casa um saponáceo em pó, que é uma espécie de detergente.

A diferença é que o fato de ser em grânulos, ele tem um poder abrasivo que ajuda nas limpezas difíceis e que o detergente líquido não tem. Contudo, não apele para a força bruta sem necessidade: lembre-se das dicas anteriores.

Agora que você já sabe o que fazer com a panela, está liberado para soltar a criatividade na cozinha, ou fazer uma pipoquinha sem drama.

Por Érica Marina
Redação Dona Giraffa

Confira também

# Como decorar a casa sem gastar muito
# Como limpar janelas e vidros
# Como tirar manchas do box de vidro
# Dicas de como deixar o guarda-roupas em ordem

8 Comentários em Como facilitar a limpeza de panelas
  • Lunna disse:
    Conheço uma dica ótima para limpar panela de gordura sem estragar a bucha:

    Primeiro espere a gordura esfriar, note que ela endurece (se for muita gordura, um bocado de água fria endurece mais rápido a gordura, ela vira uma massa)

    Depois passe papel toalha ou um pedaço de jornal, isso vai tirar essa “crosta” de gordura, aí é só usar a bucha com detergente e limpar o que ficar na panela.

    Acreditem, isso facilita muuuuito e evita que o resto da louça fique engordurado, vale lembrar que as panelas e louças sujas com gordura devem ser lavados por último!

  • mark disse:
    Compre uma panela com um bom teflon que nem precisa esfregar. Comprei um conjunto da Panex e não me arrependo… É um pouco mais caro, mas na hora de limpar compensa muito, pois não gruda nem ferrando! Só tem que tomar cuidado pra não ficar passando colher de metal nela, senão arranha. Use utensílios de silicone que não terá problemas por um bom tempo!
  • cristina disse:
    O vinagre é um forte aliado na limpeza. Deixe a panela de molho na água quente com vinagre. Além de retirar a gordura dá brilho na panela! Fica a dica!
  • janaina disse:
    Para tirar o leite grudado na leiteira ou crostinhas que ficam depois de fazer doces a base de leite encha o recipiente de água coloque uma colher de sabão em pó e deixe de molho. É tiro e queda! impressionante.
  • jaqueline disse:
    Parabéns conteúdo muito bom.
    desejo saber como tirar manchas,gordura de panela asperar por fora
    tenho panalas de aluminio e por fora são coloridas azul e algumas verdes ficam com mancha e com
    bombril não sai,tem alguma sugestão.
  • Maria Rosângela de Campos disse:
    Bom dia,

    Gostei muito das dicas. Mas gostaria de deixar aqui mais uma dica: para ganhar tempo e diminuir o gasto com água, gás e detergente e evitar mau cheiro na cozinha, costumo retirar a sujeira com uma esponja sem detergente ou uma escova de lavar roupa (só para a cozinha), assim que desocupo a panela ou vasilha em que fervo o leite, de preferências quando ainda estão quentes. Depois quando eu tiver tempo realmente eu lavo as louças. Com isso facilito muito a minha vida e economizo.

  • larissa poly disse:
    Legal o site…
  • Renatta Antunes disse:
    Adorei as dicas.Muito uteis!
  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Ser profundamente amado por alguém nos dá força; amar alguém profundamente nos dá coragem. Lao-Tse