Pessoas possessivas, amor verdadeiro ou amor doentio?

Postado por

Não há nada mais terrível numa relação do que o sentimento de posse. A princípio, quando tudo ainda é novidade ele até que é bem vindo. Ele chega mascarado em forma de desejo, de amor, de cuidados e interesse que chegam a confundir, mas com o passar do tempo vai se transformando num verdadeiro inferno.

amor possessivo

Pessoas assim tem o dom de transformar tudo em horror, principalmente quando você se casa com ela. A própria família parece ser objeto de ameaça e cada vez mais os problemas vão surgindo em decorrência do ciúmes. Aí vem aquela frase dolorosa: você casou comigo, agora você é minha; sua família sou eu.

Como se nessa vida alguém fosse dono de alguém…

Mas enfim, a mente doentia do ciumento constrói coisas e fatos que só existem em seu mundo, dificultando o relacionamento, torturando-o e fazendo torturar a pessoa a quem ele diz amar. É meio difícil enxergar ciúmes como sinônimo de amor, são sentimentos muito diferentes, com sintomas de comportamento também diferentes.

Para começar, quem ama não prende

Pois a confiança é fruto do amor e a liberdade é a consumação desse sentimento tão nobre. Se você ama realmente uma pessoa, o sentimento deve fluir de forma a não deixar que nada atrapalhe o relacionamento, principalmente a desconfiança.

Por que complicar as coisas e deixar de viver momentos de felicidade em prol de algo tão leviano como é o ciúme? Sim, porque ele é gerado pela desconfiança infundada, na maioria das vezes.

Não há como manter um relacionamento nessa situação, então pare e analise. Muitas vezes pessoas ciumentas acabam por perder um grande amor por não conseguirem trabalhar com esse sentimento de posse tão obstinado.

Seja livre, ame e deixe que pessoa amada também livre para amar você

A prisão psicológica é a pior que existe e é justamente essa sensação de ser prisioneira de alguém que fará com que um bom relacionamento chegue ao fim. Ninguém merece nem aguenta.

Ciúmes pode até ser um lance normal, mas a possessão deve ser encarada como doença e pessoas possessivas sofrem e fazem os outros sofrerem mais ainda. E é no estágio mais agudo da possessão, de querer reter a pessoa amada e desejada em suas mãos, que os possessivos acabam por perdê-la para o mundo.

Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa

Confira também

# Como driblar mentalmente o próprio ciúme
# Ciúmes, amor ou sentimento de posse?
# Postura perante a traição na relação amorosa
# Acho que eu estou sendo traída, como saber?

20 Comentários em Pessoas possessivas, amor verdadeiro ou amor doentio?
  • PS: CRIS EMANUELLY disse:
    gostaria de uma orientação, gosto de um rapaz, ele tem um amigo, que é muito possesivo, eu acho, ele não quer q a gente fique junto, ele inventa coisas sobre mim, para atrapalhar, joga o meu pretendente contra a parede, para ele escolher entre ele ou eu. q ele fez investimentos, e muito mais, estou bem preocupada com a situação, e não sei como lhe dar com isso, obrigada.
    ps: Cris Emanuelly S. Paixão
    • Dami disse:
      Olha Cris, você deve falar com esse rapaz e ver o que ele acha disso, por que estar com alguém e ter um outro alguém infernizando é muito ruim….
  • Dami disse:
    Eu já passei por isso o menino terminou comigo por causa dos amigos, agora se arrepende porem eu já estou casada….
  • Fer disse:
    Ja passei por isso, e como diz ai, fui pro mundo e reconstrui a vida ao lado de outro… Apesar de ainda amar muito ele!
  • Marcia Ribeiro de Souza disse:
    Nossa e a pura verdade adoreiii.
  • Marcia Ribeiro de Souza disse:
    Conheço uma louca assim kkkk.
  • Gabriel disse:
    eu vivo um relacionamento onde eu tenho muito ciumes da pessoa que eu amo, eu não deixo ninguem aproximar, eu acho que todo mundo fica dando ideia e flertando com ele, alem de ser um relacionamento gay que ja é complicado, fica um tando de homem mechendo!….foda nehhh….como devo fazer para não ter ciumes, pois fico com medo de perder ele, eu larguei meu emprego minha familia para morar junto com ele!!….hoje so dependende dele, e me sinto mal, mais o pior e que eu gasto todo o meu tempo imaginando o que ele pode tar fazendo!!….preciso de ajuda serio!!!…..tenho 22 anos e ele tem 37….o pior e que eu ainda moro junto com a irmã dele e o cunhado que parece nao gstarem da situação….como devo agir alguem me ajuda, se existe alguem eu te peço socorro!!!
    • Mateus disse:
      Amigo, no seu caso a ajuda deve vir de um psicólogo. O seu ciúme e senso de possessão podem ser resultantes de vários fatores. Baixo auto-estima, problemas com os pais ou familiares, rejeição social, conflitos com os valores que lhe foram passados durante seu crescimento, infância isolada, trauma emocional por relacionamentos anteriores… Enfim, existe uma imensa gama de sequelas que podem ser a causa de sua insegurança. O ciúme no seu caso parte de um sentimento de inferioridade ao seu namorado. E com certeza existe algum motivo pra você se sentir assim. O meu conselho é buscar um tratamento com um especialista.
  • Carlos Parracho disse:
    Eu ja ando a passar tudo isto mas de certa forma muito mais grave e como objectivo de me prejudicar em todos os sentidos……o impressionante é que essa pessoa consegue prejudicar mesmo e nao para fdx…
  • Raphael disse:
    Ser possessivo é horrível galera, digo por experiencia própria, eu era assim e uma nova moça que estou ficando me abriu os olhos, por eu ser assim e me pediu melhoras, senão nem ela ia aguentar uma semana junto de mim, como eu adoro muito ela, corri atrás de ajuda e aceitei a mudança, hoje me sinto muito melhor sem este sentimento e levo uma vida bem light em todos os sentidos e com ela, Graças à Deus. Se alguém aí tem este jeito, procure ajuda e aceite as mudanças, pois só tem a ganhar.
  • Suellen disse:
    Eu sou uma ciumenta… Meu marido parou de cantar por minha causa, não sai, tem poucos amigos, eu mexo no celular dele, se encontro um número diferente encho ele de perguntas, se ele se atrasa eu já ligo, se não consigo falar me desespero e quando ele chega estou brava. Sempre acho que ele tá olhando pra alguém, não quero que ele tenha amigas no trabalho e nem na facu, não gosto que ele vá a bares com amigos, e sempre mudo de emissora se estiver passando alguma cena com mulheres bonitas… Ele sofre? Com certeza, mas ninguém sofre mais com isso do que eu… Vocês não tem noção do quanto dói, viver preocupada com o fato dele achar alguém mais interessante do que eu, ao ponto de perder o ar e não conseguir me concentrar… Ter medo de perder a ponto de não imaginar a vida sem ele, tentar adivinhar o que ele pensa e o que ele faz sem mim… O pior é saber que eu to errada, que ele não me dá um só motivo, vive me dando provas do seu amor, mesmo eu estando com o corpo horrível… Mas eu não consigo me controlar, me pego imaginando situações, quase toda noite sonho com ele me traindo e indo embora. Acordo desesperada e ligo pra ele, no número do trabalho, pra ter certeza que ele está lá. Sei que estou errada, que ele se sente preso e que uma hora ele vai se cansar, aí prometo pra mim mesma me controlar,mas basta ele ligar querendo passar em algum lugar depois do trabalho pra eu sentir aquele aperto no peito e não deixar ele ir. Gostaria de alguma orientação nesse sentido, sinto que na minha ânsia de te-lo sob meu controle eu estou o afastando de mim… Preciso de ajuda!
  • Larissa disse:
    Boa noite. Não sou ciumenta, mas a dica para vocês ciumentos que desejam mudar, se realmente quiserem é: psicólogo. Não existem dicas milagrosas em sites. O tratamento psicológico, o acompanhamento de um profissional é o caminho inicial par a mudança. Isso e o tempo melhorará muita coisa.
  • Alyce disse:
    Meu parceiro tem esses mesmos problemas o que fazer pra que ele melhore???
    • ana luisaa disse:
      alyce nao comente nada sobre isso fasa uma analise sobre anote e mande para um pisicologo e depois veja o que ele vai fazer um aviso cuidado com a violencia….
  • ana luisaa disse:
    eu acho que tenho uma amiga possessiva comigo…
  • leticis disse:
    Preciso muito de ajuda namoro a 4 anos sou muito ciumenta, nao era mas de uns tempos pra ca ta piorando e mmuito to com muito medo, amo meu namorado mas sei q ta dificil dele me aguenta e nao sei como me controla
  • elaine disse:
    EU SOU EXTREMAMENTE POSSESSIVA E CIUMENTA,NAO ACREDITO EM NINGUEM E SEMPRE ACHO QUE ALGUEM PODE QUERER DAR ENCCIMA DO MEU MARIDO ,E QUE ELE PODERIA TER RECAÍDA ,QUE A CARNE É FRACA E QUE OS HOMENS NAO PENSAM COM A CABEÇA DE CIMA, ENTAO EU FICO NERVOSA COM TUDO E TODOS E SOU AGRESSIVA E MUITO MAIS MUITO DESCONFIADA ,MESMO ELE NAO ME DANDO RAZAO NENHUMA ,EU INVESTIGO CADA PASSO DELE E SEMPRE AMEAÇO QQUER UM QUE TENTAR SE APROXIMAR, TENHO CIUMES DA FAMILIA,AMIGOS,PASSARINHO, DE QUEM PASSA NA RUA, ENFIM ,SOU LINDA E INTELIGENTE ,MAS SÓ CONFIO NA MINHA FIDELIDADE E LEALDADE. ISSO GERA DOR E FRUSTAÇÃO, NINGUEM AGUENTA TANTA PRESSAO E TIRANIA, QUERIA MUDAR ,MAS DESDE CRIANÇA FUI ASSIM COM TUDO E COM TODOS ,É HOORRIVEL SER CIUMENTA ,
  • leandro laercio disse:
    RAPHAEL estou na mesma sitiuação que você se encontrava ,como fez para se libertar desta loucura
    estou preste a perde tudo que eu tenho que é a minha familia minha esposa que amo muito e minha filha de 1 ano e 10 meses . minha esposa falou que nao mim aguenta mas, gente preciso de ajuda quem pode mim socorrer nao sei oque eu faço da minha vida .nao ta tendo mas sentido existi
  • Nega disse:
    Oi, boa noite ! Meu caso é bem parecido com os outros, eu tenho um ciume doentio por um “amigo” meu, eu não gosto que ninguém toque, olhe ou respire perto dele, tenho ciume das suas primas e até mesmo da sua irmã, eu brigo mt com ele e isso me faz mt mal e mais mal ainda para ele, porque eu controlo até as atitudes q ele quer tomar e estou com mt medo de perdê-lo, não sei o que fazer ;/
  • Janice disse:
    Meu namorado é ciumento demais, não deixa que eu me aproxime de ninguém e tem ciúmes até da minha família! Trabalho fazendo unhas em casa e sempre que digo que tenho que trabalhar ele diz que é muito perigoso mas parece que é mais por possessão do que preocupação! Estou ficando sufocada e parece que estou presa a ele porque ele diz que se eu deixá-lo ele se mata e vive fazendo ameaças psicológicas! Digo que ele precisa de ajuda mas ele não aceita e acha que o estou insultando… Sempre acha que estou olhando para outros homens na rua e se estou em um reunião familiar ele me liga o tempo para monitorar o que estou fazendo e acaba atrapalhando meu momento familiar e mesmo com isso tudo me sinto culpada porque parece que estou desprezando ele por isso :/ me ajudem!!!!
  • Deixe seu comentário: