Responsive image

O que fazer quando você decide continuar amiga do seu ex

ex namorado

Você e seu namorado terminam o relacionamento e surge a dúvida em sua cabeça: continuar conversando com ele ou cortar de vez a relação?

Se por algum motivo você escolher a primeira opção, é preciso ter em mente que vai ser mais difícil superar a separação e você pode acabar passando por situações que poderiam ser facilmente evitadas.

Em primeiro lugar, só vale a pena ser amiga do seu ex caso aa amizade dele tenha muita importância para você. Nesse caso, dê um tempo de pelo menos algumas semanas para que toda conversa entre os dois não acabe caindo sempre no fracasso do relacionamento.

Se ele foi quem resolveu terminar, você provavelmente ainda terá sentimentos por ele e é válido dizer que você precisa ter certeza de que o importante é a amizade e não uma esperança de vocês voltarem caso continuem amigos. Os casos em que isso acontece são raros e é sempre melhor não considerar que a exceção pode ser você.

Lembre também que conversar com o ex pode implicar em assuntos sobre outras pretendentes e, a menos que você não sinta ciúme algum, por mais que tente não ser possessiva, uma hora vai bater aquela dorzinha por ele estar saindo com outra. Pior ainda se você e ele saírem juntos, pois a possibilidade de vê-lo paquerar e ficar com outra menina é alta e nessas horas até a mulher mais controlada pode perder a linha e protagonizar uma cena de ciúme pública.

O mais indicado é mesmo respeitar o tempo de luto pelo fim do namoro. Por mais que o relacionamento tenha acabado por vontade de uma das partes ou mesmo em comum acordo, ambos irão passar por essa fase de se acostumar sem o porto seguro que o namoro proporciona e muitas vezes sofrer pelo fim, mesmo sabendo que foi o mais certo a ser feito.

Se você e seu ex querem ser amigos mesmo com a separação, é bom que as mágoas fiquem para trás e os dois mantenham o respeito. Você vai precisar ter em mente que ele já não lhe deve satisfações da vida e não pode exigir nada dele que ultrapasse o limite da amizade.

Com o tempo, o que vocês sentiam um pelo outro pode diminuir e depois acabar. A partir desse momento, a amizade vai passar a ser algo ainda mais natural e vocês podem se tornar verdadeiros amigos, inclusive se apoiando em todas as decisões, aconselhando quando for preciso e, por que não, consolando quando algum relacionamento der errado.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa

Confira também

# Quando uma relação chega ao fim
# Sites de relacionamentos: funcionam?
# Como lidar com um namorado ciumento?
# Coisas que todas as mulheres deveriam saber
# Seis tipos de mulheres que os homens detestam
# Já não fazem mais namorados como antigamente

13 Comentários em O que fazer quando você decide continuar amiga do seu ex
  • Aninha disse:
    Términos são muito chatos…o melhor é se afastar por um tempo pra depois voltar a ter contato com a pessoa! =]
  • MECOOLLICA disse:
    E quando a relação e terminada por parte dela, meu caso ela terminou cmg 1 ano corri atraz até voltarmos, mais depois terminamos de novo.

    Fiquei mal mais superei mais o pior e q eu sempre evito de conversar com ela, pq eu sei onde vai dar, agora descubri q ela sempre me usa como quebra galho, quando ta carente vem me procurar oq eu devo fazer nesse caso, termina relações de vez com ela?

    • Dona Giraffa disse:
      Olá Mecoollica,

      Se você acha que ela sempre te usa, dá um gelo nela, não adianta continuar com uma relação dessa forma.

      • mecoollica disse:
        Da um gelo em que sentido ? ja fiz de tudo pra tentar voltar com ela mais das outras vezes nunca tinha pecebido q ela fazia iss cmg foi n nossa ultima conversa que descubri q ela me usa de quebra galho pintou uma solidao ela da um jeito de me procurar eu caio nessa. mais vai ver a culpa e minha pq eu sempre comento se ela quer sair cmg o mesm papo de sempre ..
  • Tina Nina disse:
    O melhor mesmo quando o namoro acaba é ficar o máximo de tempo longe um do outro, sem fuçar as redes sociais um do outro. Talvez, depois que ambos já estiverem em outro relacionamento, dê pra voltar a conversar sobre algumas coisas. Agora virar amigo??? Sei não hein… pra mim amizade com ex tem cara de flashback.
  • Kauane disse:
    Meu ex terminou comigo a uns 6 meses, hoje eu sou a melhor amiga dele, ajudo ele a ficar com outras meninas e talz, mas eu ainda amo ele e é bem complicado… Tudo que ele me diz faz com que eu alimente falsas esperanças, já fiquei com outros mas não é a mesma coisa, de qualquer maneira, estamos sempre juntos, frequentamos os mesmos lugares e temos o mesmo grupo de amigos, então seria dificil evitar contato.
    • mecoollica disse:
      lol kauane achei q tva na pior mais ja vi q nao to tm gente pior, n vo negar q ainda gosta da ex mais q complica falar sobre iss ainda mais quando se trata de relação as eu penso q o culpado sempre sou eu de nao ter feito tudo como deveria ter feito , foi como vc colocou ate fiquei com as meninas mais n e a mesm coisa poxa mais sabe q ela so me procura quand sent sozinha ou carente é foda mais depois dessas q ela me aprontou eu nunca mais criei espectativas de voltar com ela pq eu smpre soube n q ia dar so cai do cavalo acho q o bom mesm e cada um fica na sua e segui sua vida…. sem essa de amizade pq nunca vai ser a mesm coisa
  • Lorena disse:
    Bom, meu ex terminou uma relação comigo de 2 anos. E ficamos 6 meses sem contanto algum… DEZEMBRO A JUNHO.
    Em Julho deste ano, em uma festa acabamos nos falando…. E por incrível que
    pareça no exato momento ele queria falar das coisas ruins que tinham acontecido conosco. Então eu me pergunto, será que ele sempre pensou em me falar isso quando tivesse uma oportunidade da gente voltar a se falar? Será que entre esses 6 meses sem contanto ele ficou pensando nisso? Recentemente, ambos ficamos sabendo de fofocas.. tentamos tirar isso a limpo, mas sabe.. é como se ainda vivêssemos a relação de um casal!’ Mais ele é bem Orgulhoso, não minto não ter nenhum sentimento por ele, por que o amo.. mais antes de amar ele tenho que aprender a me amar tbm.. Fico muito na dúvida de tudo isso,porque ainda não sei exatamente o que a vida tem guardado para nos dois ;/
  • Domingues disse:
    Minha ex terminou comigo e eu tentei voltar mas ela nao que disse que eu a decepcionei muito e que já desapegou de mim, não me ama mais e insiste em ser minha amiga, mas ficou puta quando eu disse que ia a uma boate, ela ficou sabendo nem sei como, disse que eu nunca a amei e eu a amo muito, eu vacilei sim, mas eu nao acho que o suficente para ela falar que eu a usei, eu fiz de tudo por ela, naoq uero a amizade dela, mas ela insiste nisso e eu nao consigo afastarmesmo sabendo que nao vai da em anda, porque eu nao tenho esperançade voltar nao, alias eu desisto facil e se ela nao me ama, né.Porque ela fica querendo ser minha amiga se diz que eu fiz tao mal a ela?
  • Domingues disse:
    E descpulpas pelos erros ortográficos é que meu teclado está horrível.
  • lilian disse:
    Meu ex terminou comigo, disse que nao tava afim de namorar mais, um relacionamento de 3 anos, do nada ele me diz isso, ele caiu na farra eu tbm, ficamos um ano sem nos falar, sem nenhum contato em facebook, orkut, msn, ja tem 3 anos que terminamos, voltamos a nos falar por msn, agente conversa constantemente, mas o humor dele varia muito, eu sinto que ele tem saudades, mais ele nao da o braço a torcer, esses dias fomos falar sobre o passado, acabamos brigando, apartir de entao, entre uma conversa e outra smpre brigamos , mais smpre ele vem puchar papo comigo, eu ja propus da gente de encontrar como amigo,disse que qria ve-lo, e smpre diz q ta sem tempo, q vai marcar, mais ta sempre correnod de mim, e ao mesmo tempo conversando comigo, eu confesso que nao consigo entende-lo, ja nao sei mais o que fazer para me aproximar dele, pra ver ele….alguem tem alguma ideia?
  • elisa disse:
    Sou separada á 6 meses, nao chegamos a casar no papel, temos um filho de 1.9 meses. esses dias só agora ele veio ver o filho qe mora comigo e meus pais. só que acabamos tendo relações no periodo qe ele esteve. mas nao kero morar nem namorar ele pois tenho trauma. mas penso qe sempre qe ele vir vamos dar ums amassos. e agora, isso ta errado? pois afinal é meu ex.
  • Morena disse:
    Nos separamos há 5 meses por motivos ‘futéis’ ele insistia em dizer que eu ñ p amava, eu provei que o amava, mudei meus hábitos inovei dei o melhor de mim, mas ele insistia que eu ñ queria nada serio, a minha intenção após o termino era ser amiga, mas ele MENTIU pra mim… jurou amor, msm ñ namorando seriamos amigos, confidentes, que teríamos GRANDES chances de voltar, daí eu descubro que o filho da MÃE já ta namorando e mentiu pra mim esse tmp toodo, o pior que eu descobri numa festa aqui na cidade fique “PALIDA’ quando vi….Nunca mais conversei com ele cortei ele da minha vida de vez, sofri mas superei .

    Peguei um gatissimo pra passar a raiva e estou Bem Melhor’ =D ]

    Uffa! essa é mh história .

  • Deixe seu comentário:





    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te. Friedrich Nietzsche