Responsive image

É possível desistir de um amor

Isto é fato: você não precisa amar a quem não merece! Podemos abandonar o que sentimos por uma pessoa. A partir do momento que alguém nos prova que não é possível mais conviver em equilíbrio, podemos decidir deixar de amar. Puxa… mas com essa frieza toda? Sim e não. A decisão pode ser tomada friamente, sim.

Se a pessoa lhe traiu, se a pessoa tem um comportamento ciumento, possessivo ou violento que lhe desgasta, se ela lhe tortura moralmente ou qualquer que seja o seu motivo; você pode friamente dar um basta nisso, com uma atitude mental decisiva. Mas é lógico que, a partir do momento que você decidir se afastar, será preciso tomar iniciativas firmes para não entrar em recaída, pois o amor e a não se desmancha assim da noite para o dia em virtude de uma decisão.

De qualquer forma, o propósito de se relacionar com alguém é que os dois cresçam e se sintam felizes, no geral. Obviamente, não sejamos imaturos de pensar que qualquer desentendimento é motivo para rompimento, mas devemos ter a capacidade de reavaliar, a todo instante, o conjunto da obra.

Quando o amor que você vive não lhe faz bem, repense nas escolhas que você fez: sempre há tempo de recomeçar. Aliás, repense o tempo todo nas escolhas já feitas: sinta-se vivo até o último dos seus dias. Ame-se: se o amor com quem você escolheu não der certo, ainda haverá muito amor para dar.

Ame de maneira inteligente! Cada pessoa é um conjunto de virtudes e defeitos peculiar. Cabe a cada um dos dois se perguntar se os defeitos do outro são pequenos diante das virtudes que se apresentam – não de maneira “matemática”, pois não seria possível, mas segundo seus próprios princípios. Você tolera seus comportamentos negativos? E… avaliando de maneira geral, você é feliz com essa pessoa? Se você é infeliz, por que continuar?

Não misture paixão com amor. Se você deseja demais ter uma pessoa para si, isso pode ser apenas paixão e esta, sem amor, morre com o tempo. Quando você pensa desesperadamente em como será a vida sem essa pessoa e o que você faria sem ela ao seu lado; se o seu cérebro não consegue conceber o que seria de você… isso é paixão!

Nesse caso, será mais fácil a separação. Mas quando você ama, você não pensa, você sente: a possibilidade de separação causa uma dor no peito, uma tristeza, uma saudade e uma fraqueza. Em geral as pessoas que amam também são apaixonadas. E é no caso de amor que será mais árdua a tarefa do esquecimento.

Mesmo assim, se você decidir que quer pôr um fim a um relacionamento desgastante, esteja certo disso e faça-o como se não tivesse volta. A maioria das pessoas não aceita reatar depois de terem sido dispensadas, portanto, não corra esse risco. Trate o outro com gentileza e sem ofensas: isso não é preciso.

Quanto a você mesmo, não existirá fórmulas infalíveis para esquecer alguém (mas tem algumas dicas ). Tente apenas não se torturar e não queira se enganar. Com o tempo, isso também passará. Para o seu próprio bem, apenas esteja certo que o que você está fazendo lhe fará mais feliz.

Por Érica Marina
Redação Dona Giraffa

Confira também

# Porque homens e mulheres traem?
# Quando uma relação chega ao fim
# Sites de relacionamentos: funcionam?
# Maneiras criativas de dizer “Eu Te Amo”
# Acho que eu estou sendo traída, como saber?
# Homem romântico é uma espécie em extinção?

6 Comentários em É possível desistir de um amor
  • Desistir deve ser fácil se há motivos de sobra mas esquecer é difícil!
  • Safo disse:
    Muito bom texto!
  • Écio Junior disse:
    gostei do texto, muito bom.
    parabéns.
  • Muito interessante este post. Ajuda aos que hj sofrem por alguem e querem esquecer…Parabéns…
  • Laryssa disse:
    Voces estao de PAREBENS o texto e otimo
    pra quem que esquecer um grande amor.
    Que e meu caso!
  • Kamila Fernanda disse:
    EU GOSTO DE UM MENINO LINDO MAS ELE GOSTA DA MINHA MELHOR AMIGA ELA NAO GOSTA DELE MAI MESMO ASSIM ELE GOSTA DELA MINHA AMIGA FALA KAMILA NAO FICA DANDO SEU AMOR PARA ESSE MENINO QE NAO TE MERECE VOCE MERECE GENTE MUITO MAIS EU NAO CONSIGO ESQECER ELE DA MINHA CABEÇA.
  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Ser profundamente amado por alguém nos dá força; amar alguém profundamente nos dá coragem. Lao-Tse