Responsive image

TPM: O que é? Como lidar?

TPM: O que é

A TPM é uma síndrome que ataca 75% das mulheres, mas a maioria delas não sabe o que causa esse tremendo incômodo todo mês.

Primeiramente, o que significa TPM? A sigla vem de “Tensão pré-menstrual”, mas, convenhamos, tensão é uma palavra muito leve para o estresse que isso causa nas mulheres.

Ainda não se sabe ao certo o que causa a TPM, mas a teoria que prevalece diz que os incômodos são influenciados pela variação hormonal normal do ciclo menstrual, que interfere no sistema nervoso central. Por causa do ciclo, normalmente, a TPM ocorre durante a semana que precede a menstruação e seus efeitos podem continuar inclusive durante a menstruação.

Os sintomas mais comuns observados nesse período são:

Nervosismo, ansiedade, depressão, dor de cabeça, dor ou aumento da sensibilidade das mamas, retenção de líquidos, cansaço, desejos por chocolates, vontade de chorar e acne. Muitos sintomas não? E os homens ainda acham que estamos fazendo birra e sendo frescas!!!

Apesar de todos esses sintomas, nem tudo está perdido. Existem muitos meios de acalmar os nervos e aliviar os sintomas da TPM, entre eles estão:

- Realize atividades que proporcionem bem-estar, como passear no parque ou ouvir a sua musica favorita no último volume;

Faça uma atividade física. Pode ser uma caminhada ao ar livre, andar de bicicleta, nadar ou jogar tênis. Isso ajuda a reduzir a tensão e a melhorar a auto-estima. Além disso, o exercício físico ajuda nas contrações musculares que causam a famosa cólica.

- Evite agendar compromissos importantes para os dias que antecedem a sua menstruação;

- Faça de tudo para aumentar sua auto-estima, pois quanto melhor estiver seu psicológico, menos você sofrerá na TPM;

- Procure fazer uma alimentação balanceada com verduras, frutas e legumes;

- Diminua o sal, ele ajuda a desencadear os inchaços, pois contribui na retenção de líquidos.

- Em último caso, depois de tentar isso tudo, se a TPM ainda prevalecer e você estiver desesperada, consulte uma ginecologista e peça um tratamento de controle hormonal.

TPM é um mal que atinge muitas mulheres, sendo que podemos lidar com isso de várias maneiras sem sofrermos. Então nos mantermos informadas é o melhor remédio.

Por Júlia Prado
Redação Dona Giraffa

Confira também

# Posso estar grávida?
# Sintomas de gravidez
# Cuidados com a higiene íntima
# Menstruação atrasada, o que pode ser?
# Principais métodos contraceptivos
# Confira alguns mitos sobre a gravidez

5 Comentários em TPM: O que é? Como lidar?
  • Talita disse:
    A tpm pode ser amenizada também,se manter uma alimentação com pouca gordura e sal o mês INTEIRO,nossa alimentação,atua diretamente em como ficarão os hormônios nos dias que antecedem a dita-cuja.Principalmente se a mulher tem crises de raiva e choro,são as que mais precisam maneirar em alimentos gordurosos,sal e pasmem:chocolate e café,pois estes dois possuem substâncias que pioram o quadro de tpm.E utilizar óleo de prímula em cápsulas,possam ajudar a amenizar os sintomas de carência e falta de paciência…
  • marlene disse:
    gostei bastante,continue assim obrigada bjs
  • disse:
    Algumas mulheres sofrem mais,outras nem sequer passam pela TPM e chegam numa boa no dia da menstruação. Infelizmente entrei para o primeiro time nestes últimos meses. Agora, os dias que antecedem o fluxo menstrual são terríveis para mim. Graças a DEUS neste mês não senti nada,mas algumas vezes sinto tudo de ruim. Vontade de chorar,dor nas costas,cansaço,irritação. Mas tenho descoberto que tudo isso pode melhorar. Algumas mudanças na alimentação podem nos ajudar a aliviar os sintomas. Então,uma dica. Corra para achar um nutricionista. O profissional pode orientar a melhor dieta de acordo com os sintomas e com o estilo de vida. Vou deixar uma dica:
  • fiamma disse:
    preciso de ajuda urgente:(
  • Deixe seu comentário:





    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    É um amor pobre aquele que se pode medir. William Shakespeare
    filme online seriale online costume de baie filme porno