Responsive image

Algumas dicas e orientações sobre a primeira vez

Para iniciar a vida sexual é importante que os dois queiram, jamais as meninas devem fazer por pressão de seus namorados ceder através de ameaças, chantagens ou qualquer outra coisas parecida, (rompimento da relação ou prova de amor) não transar porque todo mundo transa somente por curiosidade.

Antes de iniciar a vida sexual deve-se estar preparada e receber orientação, isto é o correto , procurar um especialista no assunto . Utilizar preservativos, para evitar doenças sexualmente transmissíveis e também evitar uma gravidez indesejada. Podemos perceber que isto não ocorre, dado os grandes números de meninas que engravidam na fase da adolescência e muitas vezes na primeira relação sexual.

Digo isto, por que a iniciação sexual nas meninas ainda na adolescência é um assunto muito importante a ser discutido, gera muito interesse por parte deste grupo que ainda tem muitas dúvidas com relação a hora e o momento certo para a primeira transa. Muitos adolescentes, procuram tirar suas dúvidas com pessoas mais próximas como amigos, professores, e até por meios de comunicação. Raramente procuram os pais para o diálogo quer seja por medo ou timidez. No caso de amigos, recebem muitas vezes exemplos errôneo porque eles próprios estão desinformados.

Quanto aos professores, nem todos estão preocupados para este diálogo porque o assunto foge da sua disciplina e temos pouco tempo para expor o assunto e ainda tememos entrar em atrito com os pais destes jovens adolescentes por dizer algo que gere conflitos com relação a religião, crença etc..

Já os meios de comunicação de massa, como a internet, televisão e outros… abordam este tema através histórias com personagens que não tem nada ver com a vida real. Se algum fato o acontecimento haja semelhança e mera coincidência.

É importante que a adolescente conheça o seu corpo as partes que são responsáveis pelo prazer sexual, apesar que há mulheres adultas que não tem esta prática, mas é extremamente necessário para o seu bem estar.

Entre os adolescentes as dúvidas mais comuns são :

Idade ideal para a primeira transa
– Não existe idade ideal para a primeira transa no caso das meninas seria após a menstruação.

Virgindade
– Nem todas as mulheres sagram na primeira relação sexual.
– O absorvente interno usado corretamente não tira a virgindade.

Gravidez
– Se o parceiro gozar na entrada da vagina a adolescente pode engravidar.
– Você pode engravidar na primeira transa se não se prevenir e estiver no período fértil.
– Tomar anticoncepcional antes é necessário por isto a necessidade de consultar um ginecologista (método bastante eficaz).

Questão psicológica
– A tensão, a falta de intimidade, o medo , a ansiedade pode atrapalhar a transa.

Eu particularmente acredito, que ninguém deve transar se não estiver preparado e ter recebido orientação necessária , cabe aos pais e especialistas cuidar para que isto ocorra de uma forma natural, prazerosa e segura. ‘’Há tempo para tudo.’’

Por Ismaelita do Nascimento
Redação Dona Giraffa

Confira também

# O tabu do sexo anal
# Posso estar grávida?
# Sexo antes do casamento
# Dúvidas sobre a camisinha
# Primeiros sintomas de gravidez
# Principais métodos contraceptivos

3 Comentários em Algumas dicas e orientações sobre a primeira vez
  • Sexo pela primeira vez é um assunto que todas as mulheres comenta, principalmente as meninas na adolescÊncia, sexo é uma coisa que vocÊ deve estar preparada e está ciente do que esta fazendo e com quem está fazendo,e se essa pessoa é realmente a pessoa que vocÊ gosta.

    A transa só deve aconteser com apessoa que vocÊ comfia.alias na transa tem que toma alguns cuidados como:usando preservativos para evitar a gravidez e se protejer de doenças.como estamos num mundo muito moderno há varias formas de evitar a gravidez,então meninas por favor se previnem mesmo que o seu parcero não queira usar camizinha,tente um outro metodo.mais eu não recomento ir sem camizinha só vai se realmente vocÊ conhese bem o seu parceiro.

    Mais a boa notícia disso tudo é que aproveitem bastante, amem muito é aproveite tudo que é bom,mais tomem cuidado.
    pois as vezes por um deslise,cometemos uma burrada.

  • Jaqueline disse:
    Eoo paassei poor umaa experienciA eu e meu namorado quase fizemos amoor eo amo elee mtoo e eo sei disso soó q na hr q elee tirou minha blusa eo pedi pra ele parar pooorq eo naum me senti prontaa naum me deu nem uma vontade ee aleém do maais oo medoo mee kobriu,, elee disse qee esperavaa meu momento certo e disse q qr mtoo .. é a minhaa 1* veez aa delee naum .. só q hj eo me arrependoo d naum ter feito pelo – tinhaa diskoberto koisaas novas e tinha tirado logo minha virgindade achoo isso a pior bobageem mais na hr eo travoo morro d medo da dor dizeem q doói d maas .. tenho 14 anos ih namoro a quase 8 meses kom um homem d 24 anos aa diferencia é mta mais eo amo ele só naum me sintoo prontaa pra daar esse paço oqee eo fasso ?? Opootunidadee eo tenho d++++++
  • CAMILA disse:
    ESCOLHI PERDER MINHA VIRGINDADE NA NOITE DE NÚPCIAS…..APÓS ME CASAR.TENHO 18 ANOS E ELE 39.ELE NUNCA FEZ PRESSÃO QUANTO A ISSO.MAS LOGO QUE NOS CONHECEMOS LHE FALEI SOBRE ESSA MINHA ESCOLHA E DURANTE TODO NOSSO NAMORO ELE SEMPRE RESPEITOU ESSA ESCOLHA DA MINHA VIDA.TUDO É QUESTÃO DE COLOCAR NA MESA SUAS ESCOLHAS DE VIDA PRA ELE SABER COM QUEM VAI NAMORAR.SE ELE NÃO ACEITAR E COMEÇAR PRESSIONAR, FAZER PIADINHA E CHANTAGEM É PORQUE NUNCA TE AMOU..E NUNCA VAI TE AMAR.VOÇÊ SERÁ APENAS MAIS UMA GAROTA BOBA E VIRGEM NA LISTA DE PEGAÇÃO DELE.LISTA QUE ELES COMPARTILHAM NAS CONVERSAS COM AMIGOS!!!
  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! Sigmund Freud